STJD retoma julgamento de Bruno Henrique; relator sugere absolvição do atacante do Flamengo

Atacante foi condenado a 12 jogos de suspensão por suposta manipulação de cartão amarelo, mas atua com efeito suspensivo; decisão final sairá nesta quinta.

Publicado em 13 de novembro de 2025 às 08:04

Atacante pode ser suspenso - 
Atacante pode ser suspenso -  Crédito: Gilvar de Souza/Flamengo

O julgamento do recurso de Bruno Henrique, atacante do Flamengo, será retomado nesta quinta-feira (13), às 15h, no Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A sessão teve início na última segunda, quando o relator do caso sugeriu a absolvição do jogador, mas foi interrompida após um dos auditores pedir vista do processo.

O atleta foi punido com 12 jogos de suspensão há dois meses, acusado de ter forçado um cartão amarelo em uma partida contra o Santos, em 2023, o que teria beneficiado apostadores. Desde então, Bruno Henrique segue atuando graças a um efeito suspensivo concedido pela Justiça Desportiva — inclusive marcou um dos gols na vitória sobre o Santos no último domingo.

O Flamengo recorreu da decisão da 1ª Comissão Disciplinar e mantém otimismo quanto à possibilidade de reverter a punição. Por outro lado, a Procuradoria do STJD também entrou com recurso, pedindo o aumento da pena. A acusação sustenta que o jogador avisou o irmão, Wander, sobre a intenção de receber o cartão, o que configuraria benefício pessoal, e que o caso afetou a imagem e o valor do atleta, gerando prejuízo ao clube.

O julgamento pode resultar em quatro desfechos possíveis: absolvição, redução da pena, manutenção da suspensão de 12 jogos ou aumento da punição.

Se o tribunal mantiver a suspensão, o Flamengo pode perder Bruno Henrique em fase decisiva do Campeonato Brasileiro, que entra nas seis rodadas finais com o clube disputando ponto a ponto com o Palmeiras. A princípio, a pena seria cumprida no Brasileirão, mas há a possibilidade de a CBF acionar a Fifa, o que poderia estender a suspensão à Libertadores — competição na qual o Flamengo enfrenta o Palmeiras na final, marcada para 29 de novembro.