Transfer ban e contratações no limite: veja o balanço do mercado do Paysandu

A punição foi retirada apenas no dia 26 de agosto, deixando o clube com pouco tempo para agir antes do fechamento do mercado.

Publicado em 3 de setembro de 2025 às 13:25

Benítez não é mais jogador do Papão -
Benítez não é mais jogador do Papão - Crédito: Jorge Luís Totti/Paysandu

O Paysandu encerrou a segunda janela de transferências de 2025 com quatro contratações confirmadas e algumas baixas no elenco. O período foi marcado pelo transfer ban imposto pela FIFA, que impediu o clube de anunciar reforços por um mês e meio devido a uma dívida com o Torreense, de Portugal, referente ao lateral-esquerdo Keffel.

A punição foi retirada apenas no dia 26 de agosto, deixando o clube com pouco tempo para agir antes do fechamento do mercado.

Chegadas

Com a liberação para voltar a contratar, a diretoria acelerou negociações já encaminhadas. O primeiro nome anunciado foi o meia Carlos Eduardo (24 anos), emprestado pelo Capivariano após passagem pelo ABC. Em seguida, chegou o atacante João Marcos (28), destaque da Aparecidense na Série D, que assinou até o fim de 2026.

Logo depois, foi a vez do meia Ramon Vinícius (25), que defendeu o Figueirense na Série C, acertar com o Papão até o fim desta Série B. O último reforço confirmado foi o centroavante Denilson (27), vindo por empréstimo do Rio Claro após disputar a Série C pelo Botafogo-PB.

Saídas

Se por um lado a diretoria conseguiu reforçar o elenco, por outro precisou lidar com algumas baixas. O lateral-esquerdo Kevyn acertou com a Ponte Preta e o atacante Eliel foi para o Londrina. Já o zagueiro Luan Freitas, que havia feito 33 jogos na temporada, retornou ao Fluminense, dono de seus direitos, e foi repassado ao Juventude.

A última saída aconteceu no dia 1º de setembro: o atacante Benitez deixou o clube após 29 partidas e três gols com a camisa bicolor em 2025.

Exceções

Mesmo com o fechamento da janela, a Série B prevê exceções para inscrições. Até o dia 12 de setembro, os clubes ainda podem registrar jogadores livres no mercado, dentro do limite de 50 atletas na lista. Caso seja necessário substituir algum inscrito, o prazo se estende até 19 de setembro, permitindo até oito trocas.