Publicado em 8 de agosto de 2025 às 15:21
O cenário da televisão aberta brasileira vive um marco histórico com a chegada da X‑Sports, o primeiro canal 100 % esportivo a operar ininterruptamente 24 horas por dia. Originado a partir da estrutura da Ideal TV, o projeto foi anunciado pelo Grupo Kalunga após intensas negociações com a ESPN para sublicenciamento de grandes eventos esportivos .>
A estreia está oficialmente marcada para 16 de agosto de 2025. O evento de lançamento ocorreu em 6 de agosto, quando também foram divulgadas as contratações do elenco e a proposta editorial do canal .>
No comando das narrações está Milton Leite, ícone da ESPN e Globo com carreira respeitada ao longo de quase 20 anos, que afirmou nas redes sociais estar honrado por participar de “iniciativa pioneira” como a X‑Sports . Ao seu lado, nomes como Mauro Beting, Álvaro José, Dudu Monsanto, Elaine Trevisan, além do comentarista Danilo Castro (em jogos do NBB), completam o time.>
A programação é ampla: campeonatos europeus de peso como Premier League, La Liga, Serie A, Bundesliga, Liga Portugal, EFL Championship, Copa do Rei e Copa da Alemanha estão confirmados, via sublicenciamento da ESPN . Além do futebol, o canal exibirá modalidades como basquete (NBB), automobilismo (Nascar), vôlei europeu, tênis, atletismo (Diamond League), hipismo e outras modalidades olímpicas .>
A estreia do canal reserva uma sequência empolgante com Tottenham x Burnley (Premier League às 11h), Blackburn x Birmingham (Championship às 13h) e Stuttgart x Bayern de Munique (Bundesliga às 15h30) . A operação técnica fica a cargo de Henrique Meira, ex-ESPN e BandSports, enquanto a diretriz institucional está sob o CEO do canal, Beto (José Roberto) Garcia .>
Mais do que transmitir horários competitivos, promete entretenimento diversificado. Programas como Central X (informação esportiva), Tapete Verde (futebol), além de quadros por liga e um espaço específico para os gols da rodada, compõem a grade complementar .>
Com ampla cobertura pelo país, a X‑Sports será acessível via sinal UHF e parabólica: em São Paulo, canal 32; em diversas capitais como Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza, entre outras, frequências específicas, além de operadoras de TV paga .>
A chegada do novo canal abre um novo capítulo na mídia esportiva no Brasil: gratuita, aberta e sem intervalos, ela surge para democratizar o acesso ao esporte algo raro na TV tradicional.>