China suspende proibição de importações de frangos do Brasil

A China, principal importador de frango do Brasil, havia suspendido as compras após a notificação de caso de gripe aviária no Rio Grande do Sul, em maio deste ano.

Publicado em 7 de novembro de 2025 às 08:03

(A granja comercial, localizada em Montenegro (RS), passou por desinfecção após a notificação.)
(A granja comercial, localizada em Montenegro (RS), passou por desinfecção após a notificação.) Crédito: Reprodução/TV Globo

O governo da China informou nesta sexta-feira (7), que suspendeu a proibição de importações do frango do Brasil. Em 16 de maio, a China impôs a proibição após notificações de casos de gripe aviária.

Após o anúncio, a Alfândega chinesa retoma as importações, mas até o momento, o órgão não especificou quais produtos estarão permitidos nas importações.

A China é o principal comprador de frangos do Brasil, o país suspendeu em 16 de maio a compra do produto após o Brasil detectar o seu 1º e único caso de gripe aviária em uma granja comercial, em Montenegro (RS). A granja passou por desinfecção após a notificação.

Em dados gerais, o Brasil é o maior exportador de frangos do mundo e exporta o produto para 151 países. A China é o principal comprador, que só em 2024, importou mais de 560 mil toneladas de frango brasileiro.

No fim de setembro, uma comitiva do governo chinês esteve no Brasil para fazer uma auditoria com o objetivo de comprovar que o Brasil estava livre da gripe aviária.

O Brasil se declarou livre de gripe aviária no dia 18 de junho, após ficar 28 dias sem registrar novos casos em granjas, informou o Ministério da Agricultura.

Com informações de G1