Encontro entre Trump e Putin acaba sem trégua na guerra da Ucrânia

Presidentes dos Estados Unidos e da Rússia se encontraram nesta sexta-feira (15), no Alasca.

Publicado em 15 de agosto de 2025 às 21:18

Presidentes discursaram após a reunião -
Presidentes discursaram após a reunião - Crédito: Divulgação

A reunião realizada nesta sexta-feira (15), no Alasca, entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, terminou sem que fosse alcançado um acordo para o cessar-fogo na guerra da Ucrânia.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, não esteve presente no encontro. Segundo Donald Trump, ele pretende entrar em contato com Zelensky por telefone.

A reunião teve início às 16h30 e se estendeu por três horas. Antes disso, Trump e Putin protagonizaram um cumprimento caloroso ao chegarem ao Alasca.

"A Ucrânia foi um dos principais tópicos. Vemos o desejo de Trump de entender a essência do conflito e estamos sinceramente interessados em acabar com ele, mas todas as causas fundamentais devem ser eliminadas, e todas as preocupações da Rússia devem ser levadas em conta. Concordo com Trump que a segurança da Ucrânia deve ser garantida. Espero que a compreensão mútua traga paz à Ucrânia", falou Putin.

Já o presidente dos EUA destacou: "Muitos pontos foram acordados. Restam apenas alguns poucos - alguns não são tão significativos. Um é provavelmente o mais significativo. Ainda não chegamos lá, mas fizemos algum progresso. Há boas chances de chegar lá. Putin quer parar de ver pessoas serem mortas".

Com informações do g1