Governo Trump pode parar de fornecer medicamos para HIV, tuberculose e diabetes

Para o MSF, o objetivo dos EUA é restringir a concorrência e manter monopólios comercial

Publicado em 26 de agosto de 2025 às 12:26

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos 
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos  Crédito: Redes Sociais/Instagram/@realdonaldtrump

O governo de Donald Trump pode comprometer o acesso de brasileiros a medicamentos essenciais. Está semana, o Médico Sem Fronteiras (MSF) fez um alerta sobre a investigação da Casa Branca contra o Brasil, envolvendo supostas violações comerciais. As sanções podem atingir a indústria farmacêutica, inviabilizando até a produção e o uso de remédios genéricos no país.

Conforme o MSF, os medicamentos em risco são: o Lenacapavir, para prevenção do HIV; a Bedaquilina, contra tuberculose resistente; e fármacos para diabetes. As medidas exigidas pelos EUA extrapolam acordos internacionais e poderiam encarecer tratamentos, afetando principalmente a população mais carente.

A entidade criticou as acusações estadunidenses sobre demora na análise de patentes, riscos de falsificação e proteção de dados de testes, e destacou que o sistema brasileiro é rigoroso e alinhado às normas internacionais. Para o MSF, o objetivo dos EUA é restringir a concorrência e manter monopólios comercial.