Joe Biden é diagnosticado com câncer de próstata agressivo com metástase óssea

Ex-presidente dos EUA revisa opções de tratamento ao lado da família.

Publicado em 18 de maio de 2025 às 18:15

Joe Biden é diagnosticado com câncer de próstata agressivo com metástase óssea
Joe Biden é diagnosticado com câncer de próstata agressivo com metástase óssea Crédito: Reprodução/Instagram/@joebiden

O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden, de 82 anos, foi diagnosticado com uma forma agressiva de câncer de próstata, segundo comunicado oficial divulgado neste domingo (18), por seu gabinete pessoal. A doença já apresenta metástase nos ossos, indicando um estágio avançado, mas, segundo a nota, há expectativa positiva para o tratamento devido à sensibilidade hormonal do tumor.

De acordo com o informe, Biden passou por exames na última semana após apresentar sintomas urinários crescentes. A avaliação identificou um novo nódulo na próstata, o que levou à confirmação do câncer. “Na sexta-feira, ele foi diagnosticado com câncer de próstata, caracterizado por um escore de Gleason de 9 (Grupo Grau 5) com metástase óssea”, diz o comunicado. O escore de Gleason é um indicador de agressividade da doença, e o grau 9 representa um dos níveis mais severos.

A nota ainda afirma que Biden e sua família estão reunidos com médicos para definir o melhor plano de tratamento. Neste fim de semana, o ex-presidente está em sua residência em Wilmington, Delaware. Ainda não há informações sobre onde ele será tratado.

A revelação do diagnóstico reacende debates sobre a saúde e a idade do ex-presidente, que liderou os Estados Unidos entre 2021 e 2024 e foi o presidente mais velho da história do país. Desde o fim de seu mandato, Biden tem mantido uma agenda mais discreta, mas voltou aos holofotes recentemente com aparições públicas, incluindo uma entrevista no programa “The View”, da ABC, onde rebateu críticas sobre sua cognição: “Eles estão errados. Não há nada que sustente isso”.

Em fevereiro deste ano, Biden havia passado por um exame médico completo no Centro Médico Militar Walter Reed, supervisionado pelo Dr. Kevin O’Connor, que declarou, à época, que o ex-presidente estava “apto para o serviço” e não apresentava “novas preocupações”.

Agora, com o novo diagnóstico, o futuro de Biden fora da vida pública parece incerto, enquanto ele e sua família enfrentam um desafio de saúde delicado.