Molusco contagioso: homem contrai infecção viral após usar roupa de brechó sem lavar

Relato compartilhado na rede social TikTok trouxe um alerta.

Publicado em 1 de maio de 2025 às 17:03

Homem contrai infecção viral após usar roupa de brechó sem lavar. 
Homem contrai infecção viral após usar roupa de brechó sem lavar.  Crédito: Reprodução/ TikTok

Um relato compartilhado na rede social TikTok trouxe um alerta sobre usar roupas de brechó antes de higienizá-las. Um jovem disse ter contraído uma infecção de pele após comprar roupas em uma loja de segunda mão.

Ele contou em um vídeo que foi diagnosticado com molusco contagioso, uma infecção viral de pele caracterizada por pequenas saliências semelhantes a verrugas, o que teria sido causado pelo uso direto das peças adquiridas, sem lavá-las previamente.

O molusco contagioso é transmitido através do contato direto com um vírus membro da família dos poxvírus, o maior tipo já identificado. O vírus pode se espalhar por objetos, como toalhas, roupas ou brinquedos, além de ser contraído via contato sexual.

O tratamento do molusco contagioso varia de acordo com cada quadro. Uma opção comum é ter as lesões individuais removidas cirurgicamente por raspagem, curetagem, congelamento ou por meio de eletrocirurgia com agulhas.

Em pessoas saudáveis e com produção normal de anticorpos, os sinais da infecção costumam desaparecer sozinhos sem que haja necessidade de tratamento — embora ele geralmente seja indicado para todos os casos.