Senadores protagonizam briga durante sessão no México

O caso deve ser reportado para o Ministério Público

Publicado em 28 de agosto de 2025 às 08:42

 - Atualizado há 19 horas

Parlamentares da base governista e de oposição entraram em conflito com tapas, empurrões, agressões físicas
Parlamentares da base governista e de oposição entraram em conflito com tapas, empurrões, agressões físicas Crédito: Reprodução - Redes Sociais 

Dois senadores mexicanos protagonizaram uma cena de violência durante sessão da Comissão Permanente do Senado mexicano, realizada nesta quarta-feira (27), na antiga sede da Casa, a Mansão Xicoténcatl. Parlamentares da base governista e de oposição entraram em conflito com tapas, empurrões, agressões físicas que resultou em danos de equipamentos e acusações formais que devem chegar ao Ministério Público.

A briga começou durante a execução do hino nacional, no encerramento da sessão. O senador Alejandro “Alito” Moreno, líder do Partido Revolucionário Institucional (PRI), de centro-direita, subiu ao pódio para pedir a palavra, mas o presidente do Senado, Gerardo Fernández Noroña, negou o espaço, fato que gerou o atrito.

Nas imagens, Moreno aparece cutucando Noroña com o dedo enquanto solicitava a palavra. O presidente do Senado reagiu levantando os braços e tentando se afastar, mas foi agarrado pelo opositor. Em seguida, houve empurrões, e o tumulto se agravou.

O cinegrafista Emiliano González foi derrubado ao tentar intervir. Ele argumenta que foi socado e chutado por parlamentares oposicionistas, além de ter seu equipamento danificado.

Após a confusão, Fernández Noroña anunciou que apresentará uma denúncia formal junto ao Ministério Público por lesões corporais contra Moreno.