"Tenho inveja do Maduro", afirma Eduardo ao comentar prisão do pai Jair Bolsonaro

Nas redes sociais, o ex-deputado publicou imagens em que o presidente venezuelano toma banho de sol em presídio de Nova York

Publicado em 13 de janeiro de 2026 às 13:00

(Nicolás Maduro e Eduardo Bolsonaro) 
(Nicolás Maduro e Eduardo Bolsonaro)  Crédito: Reprodução X

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) declarou nas redes sociais ter “inveja do presidente da Venezuela Nicolás Maduro” por meio de um vídeo. Na gravação, o filho fala da prisão do pai na Superintendência Regional da Polícia Federal, em Brasília. O conteúdo mostra o ex-deputado compartilhando imagens do presidente venezuelano, preso pelos Estados Unidos, caminhando em um pátio no presídio.

“Quando você vê esse tipo de imagem, onde ele pode caminhar em um bom espaço, eu começo a comparar com meu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro”, legendou. “Hoje meu pai vive em um lugar que tem, eu não sei, uns 30 metros quadrados, ouvindo o dia inteiro, todos os dias, esse barulho que vem do ar condicionado”.

Ainda na publicação, o Eduardo comentou sobre o episódio da queda de Bolsonaro que bateu a cabeça durante a madrugada no local onde cumpre pena. “Mas as coisas ficam ainda piores quando você pensa que meu pai é o único que precisa de autorização de um ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, para ir a um hospital, qualquer outro preso pode ir e receber atendimento de urgência a qualquer momento, em qualquer lugar”, questionou. No episódio, Bolsonaro foi atendido por um médico da PF, que afirmou que ferimentos foram artificiais e sem necessidade de hospitalização.

Na prisão

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro cumpre pena desde 22 de novembro. Em setembro de 2024, Bolsonaro foi condenado a 27 anos de prisão por liderar a trama golpista que culminou nos atentados de 8 de janeiro. O ex-presidente está em cela especial na Superintendência da PF.

O quarto onde o político está custodiado tem cerca de 12m² e conta com ar condicionado, aparelho de televisão, cama de solteiro, armários, escrivaninha, frigobar, banheiro privativo e uma janela. Bolsonaro está isolado, ele não tem contato com outros presos. Ao contrário do que alega Eduardo, o ex-presidente tem direito a banho de sol, assim como nas imagens de Maduro mostradas no vídeo. O detento ainda obteve autorização para fazer sessões de fisioterapia durante os momentos fora da cela.

Bolsonaro também tem um rádio de pilha, presente do filho Carlos Bolsonaro (PL-RJ) e recebe visitas frequentes. Na última semana, a defesa do ex-presidente solicitou uma SmartTV e assistência religiosa com presença de um bispo e um pastor evangélico.

Já Nicolás Maduro é muito diferente de Jair Bolsonaro. Maduro está preso desde 3 de janeiro deste ano, após ser capturado pelas forças armadas dos EUA e passar pela Base Naval de Guantánamo. O venezuelano permanece no Centro de Detenção Metropolitano (MDC, na sigla em inglês), no Brooklyn, Nova York. Por ficar entre tribunais federais, o prédio do MDC é frequente utilizado para custodiar réus que aguardam julgamento.

Apelidada de “inferno na terra” por advogados estadunidenses, a penitenciária é conhecida pelas condições insalubres e consideradas precárias. A prisão onde Maduro está é conhecida por abrigar criminosos condenados em casos de grande repercussão.

Em 2024, uma onda de críticas ganhou fôlego após a morte de dois detentos na unidade prisional. Outro episódio que denuncia a precariedade do local aconteceu em 2019, quando um apagão de energia deixou presos sem luz, aquecimento e com banheiros sem funcionamento por cerca de uma semana.

Com informações de Correio Braziliense