Terremoto na Filipinas deixa mais de 70 mortos

Tremor de magnitude 6,9 foi registrado na terça-feira (30) e 600 famílias ficaram desabrigadas

Publicado em 2 de outubro de 2025 às 11:01

(O terremoto de magnitude de 6,9 matou 72 pessoas até o momento)
(O terremoto de magnitude de 6,9 matou 72 pessoas até o momento) Crédito: Reprodução X

As autoridades das Filipinas divulgaram o número de mortos, vítimas do terremoto que atingiu a região central do país nesta quinta-feira (2). Até o momento, 72 pessoas morreram na tragédia. Os corpos das três últimas vítimas foram retirados dos escombros de um hotel que desabou durante a noite na cidade de Bogo, perto do epicentro do tremor de magnitude 6,9 registrado na última terça-feira (30/9).

Conforme o Conselho Nacional de Redução e Gestão de Riscos de Desastres do país, não há novas informações de desaparecidos e as equipes de busca serão desmobilizadas.

O presidente filipino Ferdinand Marcos sobrevoou a cidade de Bogo e informou que vai construir um abrigo temporário para as 600 famílias que tiveram suas casas destruídas pelo terremoto. Outras estruturas, quase 80 edifícios, ficaram danificados.

Também serão acomodadas milhares de pessoas cujas casas permaneceram estruturalmente intactas, mas que ainda correm risco devido a novos tremores que assolam a região.

Em setembro, o país foi atingido por um supertufão que gerou devastação em diversas regiões do Pacífico Ocidental. O serviço meteorológico das Filipinas também alertou nesta quinta-feira que um ciclone com ventos de 75 quilômetros por hora se aproxima da costa do país e deve se intensificar na manhã de sexta-feira, podendo causar inundações.

Danos causados pelo terremoto

Até o momento, 294 pessoas estão feridas e cerca de 20 mil deixaram suas residências ao norte da província de Cebu. Muitas vítimas estão dormindo nas ruas sem nenhum abrigo. Conforme a Defesa Civil das Filipinas, mais de 110 mil pessoas em 42 comunidades foram afetadas pelo terremoto e precisarão de assistência para reconstruir suas casas e restaurar seus meios de subsistência.

Com informações de portal Metrópoles