Trump decreta 'pausa permanente' na imigração de países do Terceiro Mundo após ataque em Washington

Presidente dos EUA anuncia corte de benefícios, revisão de vistos e fim de novas admissões de estrangeiros.

Publicado em 28 de novembro de 2025 às 12:03

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump Crédito: Redes Sociais/Instagram

O presidente Donald Trump anunciou nesta quinta-feira (27), que pretende suspender “definitivamente” a imigração oriunda de todos os chamados “países do Terceiro Mundo” para os Estados Unidos. A declaração foi feita em suas redes sociais e marca um dos capítulos mais agressivos de sua política migratória.

A ofensiva, segundo o presidente, visa permitir que o sistema americano “se recupere completamente” depois que um ataque próximo à Casa Branca, atribuído a um cidadão afegão, reacendeu tensões sobre segurança nacional.

As medidas previstas

• Encerrar todos os benefícios federais dados a “não-cidadãos”.

• Reverter vistos e “admissões ilegais” concedidas durante a gestão anterior.

• Revisar ou cancelar green cards de estrangeiros vindos de países classificados como de “preocupação”.

• Deportar imigrantes considerados “risco à segurança”, “encargo público” ou “incompatíveis com a civilização ocidental”.

Apesar do anúncio, Trump não detalhou como a restrição será implantada nem quais países serão abrangidos pela classificação de “Terceiro Mundo”, termo que gera controvérsia por sua imprecisão histórica e carga estigmatizante.

Com a nova diretriz, a agência de imigração dos EUA começou imediatamente a revisar todos os processos de refúgio e green cards, especialmente daqueles vindos de nações já alvo de restrições anteriores pelo governo.