Trump volta a usar maquiagem na mão direita após diagnóstico de insuficiência venosa crônica

Presidente dos EUA tem aparecido em público com manchas roxas na pele; Casa Branca diz que saúde está “excelente”.

Publicado em 24 de agosto de 2025 às 09:32

Trump com maquiagem na mão direita - 
Trump com maquiagem na mão direita -  Crédito: Redes sociais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a chamar atenção em aparições públicas por usar maquiagem na mão direita, pouco mais de um mês após a Casa Branca confirmar hematomas e inchaços relacionados a um quadro de insuficiência venosa crônica.

Na última sexta-feira (22), durante encontro com o presidente da FIFA, Gianni Infantino, em Washington, jornalistas notaram o uso de base para disfarçar a coloração da pele. Nas redes sociais, internautas observaram ainda que Trump tentava esconder o dorso da mão direita em suas entrevistas, seja cobrindo-a com a outra mão, seja virando exageradamente o pulso ao gesticular.

Questionada sobre o episódio, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, evitou comentar a maquiagem, mas ressaltou a rotina de contato direto do presidente com a população americana:

“O presidente Trump é um homem do povo e se encontra com mais americanos e aperta as mãos deles diariamente, mais do que qualquer outro presidente na história. Seu compromisso é inabalável, e ele prova isso todos os dias”, disse Leavitt ao jornal The Independent.

Em julho, o governo já havia informado que Trump foi avaliado pelo médico presidencial após inchaço nas pernas e hematomas nas mãos. Os exames descartaram trombose, insuficiência cardíaca, comprometimento renal ou doenças sistêmicas. Segundo a Casa Branca, a condição é considerada “benigna e comum em pessoas acima de 70 anos”.

O documento oficial também apontou que as manchas roxas estavam ligadas a apertos de mão frequentes e ao uso de aspirina. Mesmo com os episódios, o governo insiste que o presidente “continua em excelente estado de saúde”.

A insuficiência venosa crônica é uma doença caracterizada por lesões nas veias das pernas, que dificultam o retorno do sangue ao coração. Entre os fatores de risco estão idade avançada, histórico familiar, obesidade, gravidez e longos períodos em pé.

Trump já havia sido fotografado em fevereiro com a mão direita roxa e, em maio, com a mão amarelada, aparentemente maquiada para esconder as manchas.