Vaticano instala chaminé sobre a Capela Sistina; assista

Fumaça branca serve para anunciar ao mundo que um novo papa foi escolhido

Publicado em 2 de maio de 2025 às 07:22

Fumaça branca serve para anunciar ao mundo que um novo papa foi escolhido 
Fumaça branca serve para anunciar ao mundo que um novo papa foi escolhido  Crédito: Reprodução/Vaticano

Nesta sexta-feira (2), funcionários do Vaticano instalaram a chaminé no telhado da Capela Sistina, que será usada para queimar as cédulas do conclave que elegerá o sucessor do Papa Francisco.

O conclave começa em 7 de maio, com os cardeais usando a chaminé para anunciar ao mundo exterior se elegeram um novo líder da Igreja Católica, que conta com 1,4 bilhão de fiéis.

Fumaça preta significará que não há decisão, enquanto a branca anunciará que o 267º papa foi eleito.

A chaminé é claramente visível da Praça de São Pedro, onde milhares de pessoas devem se reunir durante o conclave para ver como a votação secreta está progredindo.

Francisco, que faleceu há quase 2 semanas, no dia 21 de abril, era papa desde 2013 e foi o primeiro pontífice da América. Cerca de 133 cardeais, cerca de 80% deles nomeados por Francisco, devem votar em seu sucessor.

Os dois últimos conclaves, realizados em 2005 e 2013, terminaram no final do segundo dia de votação.

Com informações da CNN