Publicado em 20 de setembro de 2025 às 11:34
As falhas foram registradas nos aeroportos de Bruxelas, Brandemburgo (Berlim) e Heathrow (Londres), que tiveram de recorrer ao atendimento manual para manter as operações.>
Os aeroportos disseram que o problema se concentrou em um provedor de sistemas de check-in e embarque, e não nas companhias aéreas ou nos próprios terminais.>
Bruxelas>
O Aeroporto de Bruxelas reportou inicialmente que o ataque havia causado um "grande impacto" nos horários dos voos. De acordo com Ihsane Chioua Lekhli, porta-voz do aeroporto, até o meio da manhã, nove voos haviam sido cancelados, quatro redirecionados para outro aeroporto e outros 15 enfrentaram atrasos de uma hora ou mais.>
Em entrevista à emissora VTM, ela afirmou que ainda não estava claro quanto tempo as falhas poderiam persistir. Em razão do ataque, o check-in e o embarque estavam sendo feitos apenas de forma manual.>
"Houve um ataque cibernético na sexta-feira à noite, 19 de setembro, contra o provedor de serviços de sistemas de check-in e embarque, afetando vários aeroportos europeus, incluindo o Aeroporto de Bruxelas", disse em um comunicado.>
Brandemburgo (Berlim)>
Axel Schmidt, chefe de comunicação do Aeroporto de Brandemburgo, afirmou que até o fim da manhã não havia registros de voos cancelados especificamente por causa do ataque, embora a situação pudesse mudar.>
"Devido a um problema técnico em um provedor de sistema que opera em toda a Europa, o tempo de espera no check-in está aumentando. Estamos trabalhando em uma rápida solução", diz um comunicado divulgado no site do aeroporto.>
Heathrow (Londres)>
Heathrow, o aeroporto mais movimentado da Europa, disse que a interrupção foi "mínima", sem cancelamentos de voos diretamente ligados aos problemas. Um porta-voz não informou quantos voos tiveram atrasos em razão do ataque cibernético.>
"A Collins Aerospace, que fornece sistemas de check-in e embarque para diversas companhias aéreas em vários aeroportos ao redor do mundo, está enfrentando um problema técnico que pode causar atrasos para os passageiros que partem", disse o Heathrow em um comunicado à imprensa.>
Responsável por sistema diz que trabalha para resolver problema>
A Collins Aerospace, empresa responsável por sistemas que permitem aos passageiros realizar check-in, imprimir cartões de embarque e etiquetas de bagagem e despachar malas em totens, informou que houve uma "interrupção cibernética" em seu software MUSE (Multi-User System Environment) em "aeroportos selecionados".>
Fundada em 2018, a Collins é uma empresa americana de tecnologia de aviação e defesa e subsidiária da RTX Corp., antiga Raytheon Technologies. O sistema da empresa não oferece check-in direto para os passageiros, mas fornece a tecnologia que permite que os passageiros façam o check-in, imprimam cartões de embarque e etiquetas de bagagem e despachem suas próprias bagagens, tudo isso em um quiosque.>
A empresa informou que está "trabalhando ativamente para resolver o problema e restaurar a funcionalidade total de seus serviços o mais rápido possível".>
"O impacto está limitado ao check-in eletrônico de passageiros e ao despacho de bagagens, e pode ser mitigado com operações manuais de check-in", afirmou em comunicado.>
O impacto foi sentido apenas em alguns aeroportos: os aeroportos de Roissy, Orly e Le Bourget, na área de Paris, não relataram interrupções.>