Vídeo: vulcão Kilauea entra em novo episódio de erupção, no Havaí

Imagens do Serviço Geológico dos Estados Unidos mostram fontes de lava impressionantes, que ultrapassaram os 300 metros de altura, do vulcão efusivo mais ativo do mundo.

Publicado em 26 de maio de 2025 às 13:10

O Vulcão Kilauea, no Havaí, entrou em erupção na tarde de domingo (25). 
O Vulcão Kilauea, no Havaí, entrou em erupção na tarde de domingo (25).  Crédito: Reprodução/Redes Sociais

O Vulcão Kilauea, no Havaí, entrou em erupção na tarde de domingo (25). Imagens do Serviço Geológico dos Estados Unidos mostram fontes de lava impressionantes, que ultrapassaram os 300 metros de altura, do vulcão efusivo mais ativo do mundo. Esse é o 23º episódio da atual erupção do Kilauea, que começou em 23 de dezembro de 2024.

Vulcão efusivo mais ativo do mundo

O Kilauea é um vulcão efusivo, cujas erupções são caracterizadas pela emissão de lava fluida pouco viscosa e bastante líquida. Por ser tão fluida, o magma consegue escoar facilmente pela superfície, criando extensos campos de lava, em vez de se acumular e provocar explosões violentas.

Nesse tipo de vulcão, a pressão dos gases dentro do magma é menor e eles são liberados de forma gradual, o que resulta em pouca ou nenhuma atividade explosiva. O Kilauea é um exemplo clássico do tipo de erupção de vulcões do Havaí, com fontes de lava e fluxos constantes.

Atividade do Kilauea começou nos anos 1980

Em dezembro de 2005, uma parede de rochas se rompeu, formando um abismo de 18 metros à beira-mar. Desse local, um rio de lava do Kilauea fluiu, criando uma nova plataforma que se estendeu pela ilha. Essa queda de lava e rochas foi a maior já registrada no Kilauea desde que ele entrou em erupção em 1983. A erupção mais recente, a atual, começou em 23 de dezembro de 2024.

O Kilauea é considerado pelos cientistas o vulcão mais ativo do mundo. Ele faz parte de um grupo de vulcões ativos que incluem o Stromboli e o Etna (Itália), o Monte Érebo (Antártida) e o Piton de la Fournaise (Reunião, França).

Atração turística

Desde 1840, o vulcão é visitado por turistas. Empresários locais aproveitaram a popularidade e construíram vários hotéis na região. O mais famoso deles é o Volcano House, o único hotel e restaurante localizado nos limites do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí. O Museu Thomas A. Jaggar, situado na borda da caldeira do Kilauea, oferece um deck de observação com a melhor vista protegida da cratera.