Zelensky negocia com Trump condições para o fim da guerra

O encontro acontece com a presença de 7 líderes europeus.

Publicado em 18 de agosto de 2025 às 10:17

Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. 
Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.  Crédito: Reprodução Instagram @zelenskyy_official e @realdonaldtrump

Com a finalidade de negociar o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia, os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se encontrarão na Casa Branca, em Washington, nesta segunda (18).

Zelensky comparecerá na reunião com Trump acompanhado de uma comitiva de 7 líderes europeus. O encontro acontece após Trump se reunir com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na última sexta-feira (15), em Anchorage, no Alasca. Os líderes saíram da reunião falando em diálogo, mas sem definir nada sobre o cessar-fogo na Ucrânia.

O presidente da Ucrânia está sob pressão de Donald Trump, que nesse domingo publicou em sua rede social a seguinte mensagem: “Depende de Zelensky”, e na sequência reforçou a afirmativa: “O presidente da Ucrânia pode encerrar a guerra com a Rússia quase imediatamente, se quiser, ou pode continuar lutando”. A publicação dá a entender que a guerra é uma decisão de Zelensky e não da Rússia, que faz intensos ataques contra a Ucrânia desde o início da guerra.

EUA e Rússia forçam a Ucrânia a entregar territórios à Rússia, condições impostas por Putin para o fim do conflito e desistir de integrar a aliança militar Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Na sua rede social X, Zelensky publicou: “Tivemos uma conversa longa e substancial”, dando referência que conversou com EUA e Rússia. Nesse domingo (17), Zelensky declarou que “a Rússia precisa acabar com esta guerra que ela mesma começou”.