Onda de calor: veja nove capitais que devem ter temperatura recorde até esta quarta-feira

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de onda de calor nesta segunda-feira, 25, que está previsto para durar até as 18h de terça, 26. Segundo o Inmet, embora a onda oficialmente encerre na terça-feira, na quarta-feira, 27, o calor permanece. Embora a onda de calor tenha atingido todo o Brasil,...

Publicado em 25 de setembro de 2023 às 12:38

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de onda de calor nesta segunda-feira, 25, que está previsto para durar até as 18h de terça, 26. Segundo o Inmet, embora a onda oficialmente encerre na terça-feira, na quarta-feira, 27, o calor permanece. Embora a onda de calor tenha atingido todo o Brasil, as regiões Sudeste e Centro-Oeste sofrem com tempo quente e seco desde a última semana.

Entre hoje, 25, até quinta-feira, 29 as seguintes capitais podem registrar recordes de temperatura no ano: nesta segunda-feira, Brasília (35ºC) e Palmas (40ºC). Na terça, Cuiabá (43ºC), Campo Grande (39ºC) e Goiânia (39ºC). Já na quarta, Belo Horizonte (38ºC), Vitória (37ºC) e São Luís (34ºC). Na quinta, Aracaju (32ºC).

Segundo Daisy Moraes, meteorologista do Inmet, o que provoca a onda de calor é um bloqueio atmosférico, que prejudica a formação de chuvas e facilita o aumento da temperatura. Esse bloqueio, uma espécie de 'bolha de calor', deverá se desfazer até quarta, levando à queda da temperatura.

Daisy explica que a onda de calor se forma com o tempo seco, com aumento da insolação, 'favorecendo um sistema de alta pressão que inibe o desenvolvimento de nebulosidade e aumenta a temperatura das massas de ar, o que provoca as altas que estamos observando', diz.

Com informações do Inmet e UOL