Deputado aliado de Bolsonaro deixa acampamento na Praça dos Três Poderes após ordem de Moraes

Aliado de Bolsonaro, parlamentar protestava em silêncio contra decisões do Supremo; Ibaneis Rocha notificou pessoalmente o grupo durante a madrugada.

Publicado em 26 de julho de 2025 às 09:15

Deputado passou a manhã acampado na Praça dos Três Poderes - 
Deputado passou a manhã acampado na Praça dos Três Poderes -  Crédito: Redes sociais

O deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, deixou a Praça dos Três Poderes, em Brasília, na madrugada deste sábado (26), após ordem de desocupação expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Horas antes, Lopes havia iniciado um protesto solitário com uma barraca e anunciado greve de silêncio contra decisões do STF.

A manifestação ganhou adesão de aliados, como o também deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO), e chamou a atenção das forças de segurança. O local foi isolado com grades e teve reforço policial com equipes da Força Nacional, da Polícia Militar do Distrito Federal e do DF Legal.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, compareceu pessoalmente à praça na virada da noite para a madrugada, acompanhado do secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, para entregar a notificação aos parlamentares. A ordem de desocupação foi emitida no contexto do inquérito das fake news, que tramita no STF.

Ibaneis chegou a ser afastado do cargo por 90 dias em 2023 por decisão do próprio Moraes, que o responsabilizou por omissão diante dos ataques de 8 de janeiro. Desta vez, após diálogo com advogados, os deputados decidiram cumprir pacificamente a ordem judicial.

Em vídeo gravado no local, Coronel Chrisóstomo declarou: “Recebemos uma intimação, que veio o governador do DF pessoalmente notificar, com ordem do ministro — já sabem qual — para que pudéssemos desocupar. [...] Nós somos obedientes, mas vamos seguir orientação jurídica.”