Lula é recebido com alegria pela comunidade indígena Capixauã, no Pará; assista

Em conversa com lideranças locais, ele disse ter ficado surpreso com a falta de energia elétrica na comunidade e prometeu que resolverá o problema.

Publicado em 2 de novembro de 2025 às 15:48

Lula sendo bem recebido pela comunidade indígena, no Pará.
Lula sendo bem recebido pela comunidade indígena, no Pará. Crédito: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula cumpriu, neste domingo (2), uma agenda no oeste paraense, voltada às comunidades indígenas e ribeirinhas, com destaque para a visita à Aldeia Vista Alegre de Capixauã, localizada na Reserva Extrativista Tapajós‑Arapiuns, em Santarém. Nas redes sociais, ele publicou um vídeo que mostra a sua chegada e como foi bem recebido pela comunidade. 

“Cheguei para uma visita à Aldeia Vista Alegre de Capixauã, na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns. É uma honra poder ouvir e ver nossos povos originários, que nos ensinam a preservar a floresta, as águas e os rios”, diz a legenda.

Lula foi recebido na aldeia pela cacique Irenilce Kumaruara, que anunciou uma demanda de rede elétrica para 4.338 famílias, uma população total de mais de 13 mil indígenas. Em conversa com lideranças locais, ele disse ter ficado surpreso com a falta de energia elétrica na comunidade e prometeu que resolverá o problema.

"Uma coisa que eu estranhei. Eu pensei que tinha energia, porque eu estou vendo uma luz acesa aqui, e eu vi que todo mundo se queixou de energia", disse o presidente.

"Hoje a energia é a coisa mais fácil para a gente fazer, porque a gente pode fazer placa solar, a gente pode preservar o ambiente, pode trazer energia para vocês, e eu prometo para vocês que vocês vão ter energia aqui na comunidade de vocês", reforçou.

Além da presidente da Funai, acompanharam Lula na agenda deste domingo as ministras Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e a primeira-dama Janja da Silva. Segundo a programação divulgada pelo governo, a visita incluiu:

• Roda de conversa com caciques do povo Kumaruara, às 11h10, na Aldeia Vista Alegre de Capixauã.

• Visita à própria aldeia, prevista para cerca de 12h05, com apresentação de projetos de sustentabilidade e manejo florestal por parte da comunidade.

• À tarde, deslocamento para a Floresta Nacional do Tapajós, onde o presidente participará de nova roda de conversa com moradores ribeirinhos, marcada para às 16h.

Entre os temas abordados nos encontros estão a demarcação de territórios indígenas, manejo comunitário da floresta, subsistência das populações ribeirinhas e o papel dessas comunidades na agenda climática.