Publicado em 16 de setembro de 2025 às 12:03
O futuro de Eduardo Rômulo Bueno, conhecido como Peninha, no Conselho Editorial do Senado Federal passou a ser questionado após um pedido formal apresentado pelo Senador Magno Malta (PL-ES). O parlamentar solicitou nesta segunda-feira (15), ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), a retirada do jornalista do colegiado.
>
A solicitação tem como base postagens feitas por Peninha em redes sociais. Segundo Malta, o jornalista teria ironizado o assassinato de Charlie Kirk, ativista conservador norte-americano morto recentemente. Para o senador, a conduta representaria um escárnio público e seria incompatível com a função de conselheiro em um órgão ligado ao Senado.
>
O Conselho Editorial é o responsável por supervisionar publicações oficiais e definir diretrizes editoriais da instituição. Atualmente presidido pelo senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), o colegiado tem a missão de preservar a credibilidade e a imagem da Casa.
>
Magno Malta argumenta que a permanência de Peninha fragiliza a dignidade e a seriedade do Conselho. Ele defende que, ao ironizar a morte de uma figura reconhecida internacionalmente, o jornalista teria contribuído para a banalização da violência política. O senador ainda destacou que a repercussão negativa do episódio já resultou no cancelamento de eventos acadêmicos nos quais Peninha participaria.
>
Com o pedido protocolado, caberá agora ao presidente Davi Alcolumbre avaliar se o caso será analisado internamente pelo Senado.>