Presidente do TSE fará pronunciamento em rede nacional na véspera do 1º turno

Ministro Nunes Marques falará no rádio e na TV neste sábado (3) para incentivar o comparecimento às urnas

Publicado em 2 de outubro de 2026 às 14:24

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques.
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques. Crédito: Luiz Roberto/TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, fará um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão neste sábado (3), véspera do primeiro turno das Eleições 2026. A manifestação, que é de praxe antes do pleito, tem o objetivo de incentivar a participação dos eleitores nas urnas e apresentar as medidas de segurança e transparência adotadas pela Justiça Eleitoral para garantir a votação.

No domingo (4), os eleitores brasileiros farão seis escolhas para definir os representantes do Poder Legislativo e do Poder Executivo. Para evitar erros e agilizar o processo nas seções eleitorais, a Justiça Eleitoral reforça a ordem oficial em que os cargos aparecerão na tela da urna eletrônica:

1. Deputado federal (4 dígitos);

2. Deputado estadual ou distrital (5 dígitos);

3. Senador – 1ª vaga (3 dígitos);

4. Senador – 2ª vaga (3 dígitos);

5. Governador (2 dígitos);

6. Presidente da República (2 dígitos).

A Justiça Eleitoral alerta para a atenção necessária no momento de votar para as duas vagas ao Senado Federal. Para que ambos os votos sejam considerados válidos, é obrigatório escolher candidatos diferentes. Se o eleitor repetir e confirmar o mesmo número nas duas etapas, o segundo voto será anulado pelo sistema.

A cada cargo digitado, o eleitor deve conferir a foto, o nome, o número e o partido do candidato antes de apertar a tecla verde "Confirma". É permitido levar para a cabine de votação uma "cola eleitoral" em papel com os números anotados na ordem correta. No entanto, o uso de celulares, câmeras ou aparelhos eletrônicos é proibido na cabine, devendo os equipamentos ser entregues aos mesários antes de votar.

Texto por Suellen Godinho, com supervisão de Adrielle Brito.