PT pede que Lula rompa relações com governo de Israel

O texto, lido pelo senador e presidente nacional do PT, Humberto Costa, manifesta solidariedade ao povo palestino e acusa o governo israelense de cometer crimes de guerra

Publicado em 2 de agosto de 2025 às 12:47

Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva Crédito: Marcelo Camargo - Agência Brasil

Durante a abertura do 17º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), realizada na sexta-feira (1º), em Brasília, o partido aprovou uma carta na qual solicita ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a suspensão das relações diplomáticas e comerciais com o governo de Benjamin Netanyahu, em Israel.

O texto, lido pelo senador e presidente nacional do PT, Humberto Costa, manifesta solidariedade ao povo palestino e acusa o governo israelense de cometer crimes de guerra, incluindo ataques contra civis desarmados, fome e doenças provocadas por bloqueios.

A carta afirma que um terço dos mais de 55 mil palestinos mortos em Gaza e na Cisjordânia são crianças, vítimas de bombardeios e da crise humanitária causada pelo cerco militar. O documento também destaca que até ex-líderes de Israel já reconheceram os abusos cometidos pelo atual governo.

Com base no histórico de defesa dos direitos humanos do partido, o texto reforça o apoio à nota do Conselho Nacional de Direitos Humanos, publicada em 6 de junho de 2025, e pede formalmente que o presidente Lula interrompa os laços com a gestão de Netanyahu.

Com informações do Pleno News