Quem é o foragido do 8/1 que chorou nos EUA pedindo socorro a Eduardo Bolsonaro

O empresário Esdras Jônatas dos Santos é investigado por financiar e organizar os atos golpistas de 8 de janeiro.

Publicado em 26 de maio de 2025 às 14:56

O empresário Esdras Jônatas dos Santos, investigado por financiar e organizar os atos golpistas de 8 de janeiro.
O empresário Esdras Jônatas dos Santos, investigado por financiar e organizar os atos golpistas de 8 de janeiro. Crédito: Reprodução/ Redes Sociais

O empresário Esdras Jônatas dos Santos, investigado por financiar e organizar os atos golpistas de 8 de janeiro, reapareceu nas redes sociais em um vídeo em que chora e faz um apelo desesperado ao deputado federal licenciado, Eduardo Bolsonaro, alegando estar sendo perseguido nos Estados Unidos.

Esdras deixou o Brasil foragido e vive atualmente em Fort Lauderdale, na Flórida, ao lado da ex-esposa, Kathy Le Thi Thanh My dos Santos. Os dois são alvo de mandados de prisão emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e tiveram os passaportes cancelados, as contas bancárias bloqueadas e estão proibidos de usar as redes sociais, mas Esdras voltou a se expor, negando qualquer envolvimento com crimes e afirmando que sofre perseguição política, e viralizou ao gravar um vídeo chorando e pedindo socorro a Eduardo Bolsonaro.

Segundo as autoridades brasileiras, ele foi um dos responsáveis pela montagem do acampamento em frente ao 4º Comando do Exército, em Belo Horizonte, com o objetivo de pressionar as Forças Armadas a aderirem ao movimento golpista em apoio ao então presidente Jair Bolsonaro.

Antes de se tornar foragido, Esdras costumava circular pelos acampamentos bolsonaristas, fazendo convocações públicas e gravando vídeos em tom agressivo contra servidores públicos e autoridades.