Senado aprova programa que prevê botijão de gás gratuito para baixa renda

A proposta, de iniciativa do governo federal, segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Publicado em 3 de fevereiro de 2026 às 18:30

A proposta, de iniciativa do governo federal, segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A proposta, de iniciativa do governo federal, segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Crédito: Divulgação 

O Senado aprovou nesta terça-feira (3) a criação de uma nova política pública que garante botijão de gás gratuito ou com desconto para famílias de baixa renda. A proposta, de iniciativa do governo federal, segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Como se trata de uma medida provisória (MP), a política já está em vigor, mas precisava do aval do Congresso Nacional para se tornar lei de forma definitiva. O texto já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados na noite de segunda-feira (2).

Atualmente, o programa “Gás dos Brasileiros” prevê o repasse de um auxílio financeiro às famílias beneficiárias, modelo que foi mantido no novo texto aprovado. A principal novidade é a reformulação do programa, que passa a se chamar “Gás do Povo”.

Com a mudança, o governo passa a garantir a gratuidade direta do botijão de gás liquefeito de petróleo (GLP) nas revendas credenciadas. Na prática, as famílias deixam de receber apenas o dinheiro e passam a retirar o botijão gratuitamente, recebendo o produto em mãos.