TSE emite 'zerésima' e confirma ausência de votos no sistema de totalização antes do 1º turno

Procedimento realizado na véspera do pleito atesta que banco de dados das urnas está zerado

Publicado em 3 de outubro de 2026 às 16:23

A Justiça Eleitoral começou a distribuir as urnas eletrônicas que serão usadas no primeiro turno das eleições 2026 no Pará.
A Justiça Eleitoral começou a distribuir as urnas eletrônicas que serão usadas no primeiro turno das eleições 2026 no Pará. Crédito: Reprodução/Internet

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou neste sábado (3) a verificação do sistema de totalização de votos da Justiça Eleitoral e emitiu a chamada "zerésima". O relatório impresso comprovou que não há nenhum voto registrado para os cargos de presidente e vice-presidente da República no banco de dados antes do início da votação.

A cerimônia de verificação ocorreu na sede do TSE, em Brasília, sob a condução do presidente da Corte, ministro Kassio Nunes Marques. O evento contou com a presença de representantes de partidos políticos, da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) e da Controladoria-Geral da União (CGU). A emissão do documento faz parte de uma série de auditorias formais destinadas a assegurar a autenticidade, a transparência e a segurança do sistema eletrônico eleitoral.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente, o procedimento garante à população que não existem votos prévios acumulados no sistema. Durante a solenidade, também foram checados os sistemas que compõem o código-fonte da urna eletrônica, sem que qualquer irregularidade fosse identificada.

Além da checagem na capital federal, o mesmo procedimento de emissão da zerésima é realizado nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país para comprovar a ausência de votos para governador, senador e deputados federais, estaduais e distritais. O processo se conclui no domingo (4), dia do primeiro turno, quando cada seção eleitoral emitirá a zerésima de sua respectiva urna eletrônica antes do início da votação.