Empreendedores do Combu se unem e lançam rota turística inédita com foco na COP30

A nova rota surge como opção estruturada e segura de ecoturismo na Grande Belém para antes, durante e depois da conferência.

Publicado em 22 de setembro de 2025 às 11:46

Ilha do Combu, em Belém.
Ilha do Combu, em Belém. Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Nessa terça-feira (23), será realizado o lançamento oficial da "Rota Combu", que envolve 14 empreendimentos que atuam no turismo sustentável da ilha. Essa é a primeira rota da ilha que engloba os quatro eixos prioritários da COP 30: Alimentos e Bebidas, Mobilidade, Hospitalidade e Economia Criativa. A cerimônia de lançamento será realizada no restaurante Porto Combu, às 11 horas da manhã, com a apresentação do roteiro da rota, além do seu plano de promoção dentro e fora do país.

O diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, será o anfitrião da solenidade, que tem confirmadas as presenças do presidente da Embratur, Marcelo Freixo; do secretário de Estado de Turismo do Pará, Eduardo Costa; da secretária Municipal de Cultura e Turismo, Cilene Sabino; e da presidente do Conselho da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Ana Carolina Medeiros.

A construção da nova rota foi um trabalho coletivo que durou cerca de seis meses, incluindo reuniões, consultorias e pesquisas junto aos pequenos negócios locais, que foram os responsáveis por todas as decisões envolvendo o empreendimento. Ao se unirem para estruturar a nova rota, os empreendedores contribuem para fortalecer a Ilha do Combu como destino turístico sustentável, se empoderando para a recepção de turistas locais, nacionais e estrangeiros antes, durante e depois da COP 30.