Lula afirma que Papa não virá à COP30 em Belém

Presidente se encontrou com o pontífice no Vaticano e afirmou que o Papa enviará representante à conferência climática

Publicado em 13 de outubro de 2025 às 17:59

Papa Leão XIV -
Papa Leão XIV - Crédito: Reprodução/Instagram

O Papa Leão XIV não participará da COP30, em novembro deste ano em Belém, mas planeja visitar o Brasil em outra ocasião, segundo afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após reunião com o pontífice nesta segunda-feira (13), no Vaticano.

Lula destacou a importância simbólica de realizar uma conferência climática no coração da Amazônia e disse ter feito pessoalmente o convite ao líder da Igreja Católica. No entanto, o papa alegou compromissos relacionados ao Jubileu, ano santo celebrado pela Igreja a cada 25 anos, como motivo para não comparecer à COP, mas garantiu que o Vaticano estará representado no evento.

"Eu o convidei para vir à COP30, considerando a importância histórica de realizarmos uma Conferência do Clima pela primeira vez no coração da Amazônia. Por conta do Jubileu, o papa nos disse que não poderá participar, mas garantiu representação do Vaticano em Belém", afirmou o presidente na rede social X (antigo Twitter).

O encontro marca a primeira vez que Lula se reúne com Leão XIV desde a eleição do pontífice norte-americano Robert Prevost, em maio. É também a terceira vez que o presidente é recebido por um Papa no Vaticano em exercício do cargo: anteriormente, esteve com Bento XVI, em 2008, e com Francisco, em 2023. Lula também participou dos funerais de João Paulo II, em 2005, e de Francisco, em abril deste ano.

“Ficamos muito felizes em saber que Sua Santidade pretende visitar o Brasil no momento oportuno. Será muito bem-recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro”, escreveu Lula.

Com informações do Metrópoles