Ministro do Turismo diz que OEI vai republicar edital que proibia açaí, maniçoba e tucupi no cardápio da COP 30

Responsável pela alimentação do evento, a OEI havia publicado edital com uma lista de alimentos que estariam proibidos de serem comercializados e servidos ao público da conferência

Publicado em 16 de agosto de 2025 às 18:38

Para quem estava pagando caro pelo litro do açaí nos últimos meses, o alívio está vindo no bolso.
Para quem estava pagando caro pelo litro do açaí nos últimos meses, o alívio está vindo no bolso. Crédito: Agência Pará

O Ministro do Turismo, Celso Sabino, informou na tarde deste sábado (16) que o edital da OEI que proibia a comercialização de determinados alimentos durante o período da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), vai ser republicado após reações negativas. Entre os alimentos da lista de proibidos estão o açaí, a maniçoba e o tucupi.

Responsável pela alimentação do evento, a OEI havia publicado edital com uma lista de alimentos que estariam proibidos de serem comercializados e servidos ao público da conferência. Entre os alimentos da lista de proibidos estão o açaí, a maniçoba e o tucupi, alimentos típicos da culinária paraense, o que gerou uma onda de reações negativas.

Pelas redes sociais, Sabino se pronunciou sobre o tema, garantindo que os pratos típicos estarão presentes no evento. “Vai ter tacacá, vai ter açaí e vai ter maniçoba, sim, na COP da Floresta”, declarou, destacando que a repercussão digital foi decisiva para a revisão do edital.

O ministro afirmou ainda que a exclusão dos pratos paraenses foi resultado de um equívoco. “A nossa gastronomia é conhecida mundialmente pela sua qualidade e pelo seu sabor inigualável. A cidade de Belém é reconhecida inclusive pela Unesco como cidade criativa da gastronomia”, reforçou, ao dizer que a medida desconsiderava a identidade cultural da região.

Segundo Sabino, o assunto já está sendo encaminhado com a Casa Civil e com o secretário especial da COP, Valter Correia da Silva, e a expectativa é de que o texto corrigido seja divulgado nos próximos dias.

“Já conseguimos a palavra de ambos de que essa correção será feita e, nesta próxima semana, este edital será republicado, permitindo sim que a nossa COP, além de ser a COP da Floresta, vai ser também a COP da melhor gastronomia do planeta”, concluiu.