Receita Federal desmente boato sobre cobrança de aluguel de adultos que moram com os pais

Órgão esclarece que medida sobre Cadastro Imobiliário Brasileiro não tem relação com impostos ou notificações a moradores

Publicado em 22 de setembro de 2025 às 10:18

O órgão orienta os contribuintes a desconfiarem de informações não verificadas, especialmente quando propagadas para gerar medo ou desinformação.
O órgão orienta os contribuintes a desconfiarem de informações não verificadas, especialmente quando propagadas para gerar medo ou desinformação. Crédito: Agência Brasil/Arquivo

A Receita Federal desmentiu, neste domingo (21), um boato que circula em redes sociais e em alguns portais de notícias. A falsa informação afirmava que o órgão passaria a notificar adultos que moram com os pais para cobrar impostos referentes a aluguel.

Em nota oficial publicada no site da instituição, a Receita Federal esclareceu que não existe qualquer medida nesse sentido. O boato tentava associar a suposta cobrança a uma instrução normativa que criou o Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB), publicado em agosto. No entanto, o CIB apenas regulamenta o compartilhamento de informações entre cartórios, sem previsão de taxas ou tributos para moradores.

“A informação de que a Receita Federal irá notificar adultos que moram com os pais a partir de 2026 não procede. Trata-se de uma fake news que busca confundir a população ao relacionar, de forma distorcida, pagamentos de aluguel à criação do Cadastro Imobiliário Brasileiro”, diz a nota.

O órgão orienta os contribuintes a desconfiarem de informações não verificadas, especialmente quando propagadas para gerar medo ou desinformação.