Defesa Civil emite alerta severo de chuva em Belém

A notificação, enviada diretamente aos celulares, classificava a situação como alerta severo, com risco de chuvas intensas, vendavais e alagamentos.

Publicado em 4 de fevereiro de 2026 às 15:51

Alerta da Defesa Civil toca celulares durante forte chuva em Belém
Alerta da Defesa Civil toca celulares durante forte chuva em Belém Crédito: Reprodução

Moradores de Belém e Região Metropolitana foram surpreendidos na tarde desta quarta-feira (4) por um alerta sonoro emitido pela Defesa Civil devido às fortes chuvas que atingem a capital paraense.

A notificação, enviada diretamente aos celulares, classificava a situação como alerta severo, com risco de chuvas intensas, vendavais e alagamentos. No comunicado, o órgão orientou a população a evitar deslocamentos e permanecer em locais seguros. Em casos de emergência, o contato indicado foi o 193, do Corpo de Bombeiros.

“Defesa Civil: emite alerta severo: chuvas intensas, risco de vendaval e alagamento. Evite sair e fique em local seguro. Em caso de emergência ligue: 193”, dizia a mensagem.

O aviso ocorre dois dias após um forte temporal registrado na segunda-feira (2), que provocou alagamentos e danos em diversas ruas da cidade, além de transtornos no trânsito e prejuízos para moradores.

O alcance do alerta chamou atenção ao ultrapassar os limites da Região Metropolitana. Durante a transmissão do jogo entre Paysandu e Tuna Luso, pelo Campeonato Paraense, realizado no município de Augusto Corrêa, o narrador Gilmar Pretti comentou ao vivo que a mensagem também chegou aos celulares de pessoas que estavam na cidade.