Helder rebate chanceler alemão após criticas à Belém: 'discurso preconceituoso'

Após declarações depreciativas de chanceler sobre Belém, governador reage e acusa Friedrich Merz de preconceito contra a Amazônia e o povo paraense

Publicado em 17 de novembro de 2025 às 20:52

Governador do Pará rebateu falas de chanceler alemão -
Governador do Pará rebateu falas de chanceler alemão - Crédito: Reprodução/Instagram

O governador do Pará, Helder Barbalho, saiu em defesa de Belém após declarações do chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, que criticou a capital paraense ao relatar sua participação na COP30.

Em discurso feito na quinta-feira (13), durante congresso da Federação Alemã de Varejo, em Berlim, Merz afirmou ter ficado “feliz” ao deixar Belém e insinuou que a cidade não seria um bom lugar para se viver.

Ao comentar a fala, o governador classificou o tom do chanceler como “preconceituoso” e ressaltou a hospitalidade do povo paraense.

“O Pará abriu as portas e mostrou a força de um povo acolhedor. Curioso ver quem ajudou a aquecer o planeta estranhar o calor da Amazônia. Um discurso preconceituoso do chanceler alemão Friedrich Merz revela mais sobre quem fala do que sobre quem é falado”, escreveu Helder nas redes sociais.

O governador também cobrou mais compromisso dos países desenvolvidos com a preservação da floresta.

“O futuro pede menos promessas e mais apoio concreto para quem protege as florestas”, afirmou. O governador finalizou convidando brasileiros e paraenses a demonstrarem orgulho da região: “Quem aqui tem orgulho do Pará e do Brasil? Que levante a mão e comente contra toda forma de preconceito”.