Prefeito de Belém repudia fala 'arrogante e preconceituosa' de chanceler alemão; assista

A fala do chanceler acabou provocando reações e teve resposta do chefe do executivo municipal nas redes sociais.

Publicado em 17 de novembro de 2025 às 18:33

O prefeito de Belém foi para as redes sociais falar sobre a polêmica.
O prefeito de Belém foi para as redes sociais falar sobre a polêmica. Crédito: Reprodução

Após a repercussão negativa da fala do chanceler alemão, Friedrich Merz, sobre dizer ter ficado “feliz” ao ir embora de Belém após COP30, o prefeito de Belém, Igor Normando, se pronunciou nas redes sociais nesta segunda-feira (17). A fala, ao tentar valorizar a Alemanha como destino de investimentos, Merz usou o Brasil como contraponto, e recorreu a uma comparação que gerou reação imediata.

Igor Normando classificou a fala como “infeliz, arogante e preconceituosa”. Segundo o prefeito, a fala do chanceler “não representa o que a maioria da população do mundo inteiro tem achado da nossa cidade”, ao comentar sobre a fala da autoridade alemã.

Assista:

O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, fez comentários depreciativos sobre o Brasil ao discursar no congresso da Federação Alemã de Varejo, em Berlim, na quinta-feira (13). Merz contou ao público que havia perguntado a jornalistas que o acompanharam ao Brasil, incluindo a passagem por Belém durante a COP30, se alguém gostaria de viver no país. “Ninguém levantou a mão”, afirmou.

“Vivemos em um dos países mais bonitos do mundo… Ficamos todos felizes por termos voltado para a Alemanha naquela noite”, disse o chanceler, insinuando que Belém não seria um lugar desejável para se viver.