Moradores interditam Alça Viária em protesto por transferência de paciente em Barcarena

O paciente está internado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vila dos Cabanos, em Barcarena, mas precisa ser encaminhado para um hospital em Belém.

Publicado em 26 de agosto de 2025 às 16:51

O paciente está internado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vila dos Cabanos, em Barcarena, mas precisa ser encaminhado para um hospital em Belém.
O paciente está internado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vila dos Cabanos, em Barcarena, mas precisa ser encaminhado para um hospital em Belém. Crédito: Reprodução

Na manhã desta terça-feira (26), moradores bloquearam o trecho do km 54 da Alça Viária, no Pará, em protesto pela falta de um leito hospitalar para um homem identificado como “Maranhão”, que aguarda transferência há mais de dez dias.

O paciente está internado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vila dos Cabanos, em Barcarena, mas precisa ser encaminhado para um hospital em Belém. Em vídeos divulgados, ele aparece debilitado e pedindo ajuda, relatando que seu estado de saúde piora a cada dia.

Durante o protesto, manifestantes usaram um carro de som para reproduzir a gravação em que Maranhão pede ajuda. Em outro registro, moradores afirmaram que a via permaneceria interditada até que a transferência fosse garantida.

Até o momento, não há confirmação oficial sobre a liberação da Alça Viária nem sobre o leito do paciente. O Roma News acionou a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e a Polícia Militar para obter informações sobre o caso e aguarda retorno.