Polícia Federal vai investigar origem dos mais de 140 kg de ouro apreendido pela PRF no Pará e em Roraima

O material apreendido foi encaminhado para perícia no Instituto Nacional de Criminalística da PF, em Brasília.

Publicado em 7 de agosto de 2025 às 22:02

PRF apreende cerca de 40 kg de ouro , avaliado em mais de R$ 20 milhões em Altamira
PRF apreende cerca de 40 kg de ouro , avaliado em mais de R$ 20 milhões em Altamira Crédito: Divulgação PRF

A Polícia Federal informou que abriu um inquérito para apurar a origem de mais de 143 kg de ouro apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nos estados de Roraima e Pará, na Amazônia Legal, em menos de 48 horas.

A primeira ocorrência foi registrada na segunda-feira (04), na BR-401, em Roraima. Policiais rodoviários federais abordaram uma caminhonete e encontraram cerca de 103,35 kg de ouro. Um homem foi preso em flagrante e indiciado pelos crimes de usurpação de bens da União e crimes ambientais.

Dois dias depois, na quarta-feira (06), a PRF realizou nova apreensão, desta vez na BR-230 (Transamazônica), em Altamira (PA). Cerca de 40 kg de ouro maciço foram apreendidos. Duas pessoas foram presas e indiciadas por usurpação de bens da União, crime ambiental e lavagem de dinheiro.

O material apreendido foi encaminhado para perícia no Instituto Nacional de Criminalística da PF, em Brasília, a fim de analisar de forma mais aprofundada o material apreendido e identificar a sua origem.

A Polícia Federal prossegue com as investigações para identificar também possíveis rotas utilizadas para o transporte e as organizações criminosas envolvidas no financiamento, exploração e comercialização ilícita do minério e suas estruturas de comercialização.