Policiais militares apreendem em Santarém mais de 21 quilos de drogas em cilindros de gás

Ação conjunta entre setores de inteligência e cães farejadores da PM interceptou o suspeito, que saiu do Amazonas com destino à capital paraense

Imagem de perfil de Agência Pará

Agência Pará

[email protected]

Publicado em 20 de janeiro de 2026 às 08:51

A apreensão ocorreu nesta segunda-feira (19), envolvendo militares do Núcleo Regional de Inteligência (NRI), Comando de Policiamento Regional I (CPR I), 3° Batalhão (3° BPM) e 3° Batalhão de Missões Especiais (3° BME).
A apreensão ocorreu nesta segunda-feira (19), envolvendo militares do Núcleo Regional de Inteligência (NRI), Comando de Policiamento Regional I (CPR I), 3° Batalhão (3° BPM) e 3° Batalhão de Missões Especiais (3° BME). Crédito: Divulgação/PM/Agência Pará

Uma operação integrada, executada pela Polícia Militar do Pará, culminou na prisão de um traficante e na apreensão de mais de 21 quilos de entorpecentes no município de Santarém, na Região de Integração Baixo Amazonas, no oeste paraense. A apreensão ocorreu nesta segunda-feira (19), envolvendo militares do Núcleo Regional de Inteligência (NRI), Comando de Policiamento Regional I (CPR I), 3° Batalhão (3° BPM) e 3° Batalhão de Missões Especiais (3° BME).

A operação foi iniciada após o NRI transmitir informações de que um homem seguiria do Estado do Amazonas até o Terminal Rodoviário de Santarém, por onde tentaria transportar uma quantidade expressiva de entorpecentes até Belém.

Com as informações, militares do 3° BPM conseguiram localizar e interceptar o suspeito, e constataram indícios de irregularidades em quatro cilindros de gás para aparelhos de ar-condicionado. A equipe solicitou o apoio do cão farejador (K-9 Tupã) do 3° BME, que sinalizou a presença de entorpecentes dentro dos cilindros de gás.

Com quase todos os elementos do flagrante constatados, os militares conduziram o suspeito e o material para a delegacia, onde houve a confirmação da presença de drogas no interior dos cilindros. Foram encontrados cerca de 20 tabletes grandes de substância semelhante à maconha, totalizando 21,920 kg. Todo o material ilícito, e o homem preso, foram apresentados à autoridade policial civil.

“Permanecemos firmes no cumprimento da missão, fortalecendo a segurança pública e demonstrando que a integração da inteligência, união de esforços e comando estratégico são fatores cruciais no enfrentamento à criminalidade”, assegurou o coronel Aleixo, comandante do CPR I.