Arthur Elias destaca adaptação à altitude para próximo jogo do Brasil na Copa América Feminina

Após vitória sobre a Venezuela, técnico da seleção feminina projeta evolução contra a Bolívia em Quito, cidade a 2.850 metros de altitude.

Publicado em 15 de julho de 2025 às 08:05

Arthur Elias acredita na adaptação do time - 
Arthur Elias acredita na adaptação do time -  Crédito: Lívia Villas Boas/CBF

A seleção brasileira feminina de futebol volta a campo nesta quarta-feira (16), às 18h (horário de Brasília), contra a Bolívia, pela segunda rodada do Grupo B da Copa América Feminina, em Quito, capital do Equador. O técnico Arthur Elias acredita que o time estará mais adaptado à altitude de 2.850 metros da cidade, fator que impactou diretamente a atuação na estreia contra a Venezuela, no último domingo (13), vencida pelo Brasil por 2 a 0.

“O jogo apresentou desafios físicos e técnicos, principalmente por causa da altitude. A bola fica mais rápida e sentimos isso, o que influenciou nossos erros e os impedimentos. Foram oito, contra apenas um da Venezuela. Mas isso nos ajuda a ajustar o sincronismo entre os passes e os movimentos em profundidade”, avaliou Arthur Elias em entrevista coletiva após a partida.

O treinador destacou que a linha de impedimento venezuelana foi eficiente e que sua equipe caiu várias vezes na armadilha. Ele espera que, na segunda rodada, o Brasil tenha um desempenho mais consistente: “Para o próximo jogo, talvez ainda sintamos um pouco [a altitude], mas acredito que na terceira partida estaremos totalmente adaptados.”

Arthur também analisou o desempenho tático do time, que teve dificuldades nos 30 minutos iniciais contra a Venezuela, período em que as adversárias finalizaram cinco vezes e controlaram o jogo. A seleção brasileira, no entanto, foi eficiente e marcou na primeira chance que teve, com Amanda Gutierrez. No segundo tempo, com ajustes, o Brasil melhorou o controle da partida e Duda Sampaio marcou o segundo gol.

Com a vitória, o Brasil ocupa a segunda colocação do Grupo B, com três pontos, mesma pontuação do Paraguai, que lidera pelo saldo de gols após golear a Bolívia por 4 a 0. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam às semifinais. Os finalistas garantem vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.