CSA elimina o Grêmio em Porto Alegre e avança às oitavas da Copa do Brasil

Time alagoano garante classificação histórica após polêmico empate sem gols; gol anulado e expulsão marcam eliminação do Tricolor.

Publicado em 21 de maio de 2025 às 07:50

Elenco do CSA comemora classificação histórica - 
Elenco do CSA comemora classificação histórica -  Crédito: Divulgação/CSA

O CSA está nas oitavas de final da Copa do Brasil. Em uma noite de fortes emoções na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, a equipe alagoana empatou por 0 a 0 com o Tricolor Gaúcho e garantiu a vaga graças à vitória por 3 a 2 no jogo de ida, em Maceió. A classificação tem peso histórico: é a terceira vez que o Azulão elimina um dos integrantes do G-12 no torneio nacional — feito que já havia ocorrido contra Vasco (1992) e Santos (2009).

O duelo desta terça-feira (21) foi marcado por polêmica nos minutos finais. Aos 44 do segundo tempo, Aravena balançou as redes para o Grêmio, mas o árbitro Matheus Delgado Candançan anulou o gol por falta de Kannemann sobre Igor Bahia na origem do lance. Após revisão no VAR, a decisão foi mantida, o que revoltou os gremistas. Arezo foi expulso por reclamação ríspida na sequência.

Com a classificação, o CSA garante R$ 3,6 milhões em premiação da CBF. Caso avance às quartas de final, o clube alagoano pode embolsar mais R$ 4,7 milhões. O adversário será conhecido em sorteio, e os jogos da próxima fase têm como datas-base os dias 30 de julho e 6 de agosto.

Na sequência das competições, o CSA volta a campo no sábado (25), às 17h, contra o Confiança, pela Série C, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Já o Grêmio tenta se recuperar no Brasileirão no domingo (26), às 11h, diante do Bahia, novamente na Arena.