PGR defende divisão do título brasileiro de 1987 entre Flamengo e Sport

A manifestação ocorre no âmbito de uma ação movida pelo Rubro-Negro carioca

Publicado em 20 de fevereiro de 2026 às 15:19

Taça de 1987 do Sport
Taça de 1987 do Sport Crédito: Anderson Freire/Sport

A Procuradoria-Geral da República enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer favorável ao reconhecimento compartilhado do título do Campeonato Brasileiro de 1987 entre Flamengo e Sport. O documento foi protocolado no último dia 18 de fevereiro de 2026.

A manifestação ocorre no âmbito de uma ação movida pelo Flamengo, que tenta reverter decisão tomada pela Primeira Turma do STF em 2017. Na ocasião, o tribunal anulou uma resolução da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), publicada em 2011, que reconhecia oficialmente os dois clubes como campeões da competição daquele ano.

Após decisões judiciais posteriores, a CBF voltou atrás e passou a considerar apenas o Sport como vencedor do torneio. O novo parecer da PGR, no entanto, sustenta que o reconhecimento judicial do clube pernambucano não impediria, necessariamente, a adoção de uma titulação dividida no âmbito esportivo.

Segundo o órgão, caberá ao STF avaliar os limites da coisa julgada no caso e a validade da resolução da CBF, o que pode abrir caminho para o reconhecimento oficial do título compartilhado entre as duas equipes. A análise do processo pelo Supremo ainda não tem data definida.