STJ da Venezuela determina Delcy Rodríguez assuma presidência de forma interina

A decisão é da Suprema Corte da Venezuela

Publicado em 4 de janeiro de 2026 às 10:14

Delcy Rodrígues, vice-presidente do governo de Maduro
Delcy Rodrígues, vice-presidente do governo de Maduro Crédito: Redes Sociais/Instagram

Neste sábado, em caráter de urgência, o Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela ordenou que a vice-presidente Delcy Rodríguez assuma a presidência da Venezuela de forma interina. A determinação vem após a captura do presidente Nicolás Maduro, preso pelos Estados Unidos após atacar Caracas.

Conforme a decisão da Corte, Rodríguez assumirá "o cargo de Presidente da República Bolivariana da Venezuela, a fim de garantir a continuidade administrativa e a defesa integral da Nação".

Ainda na decisão da Corte, o documento acrescenta que o tribunal irá debater a questão a fim de "determinar o quadro jurídico aplicável para garantir a continuidade do Estado, a administração do governo e a defesa da soberania face à ausência forçada do Presidente da República".

Após meses de especulações e operações marítimas perto da costa da Venezuela, os Estados Unidos atacaram neste sábado diversos pontos de Caracas e capturaram o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e sua esposa. Eles foram levados a Nova York em um navio de guerra norte-americano, e, lá estão presos.

Com informações do portal G1