Trump classifica o Brasil como um dos piores parceiros comerciais do mundo

A publicação da entrevista de Donald Trump vem após os ataques à Caracas, capital da Venezuela e captura do presidente Nicolás Maduro.

Publicado em 4 de janeiro de 2026 às 12:19

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos -
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos - Crédito: Daniel Torok/White House

Em entrevista concedida à BCC neste sábado (3), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou o Brasil como um dos piores parceiros comerciais de todo o mundo.

“O Brasil tem sido um parceiro comercial horrível em termos de tarifas. Como você sabe, ele nos cobra tarifas enormes, muito, muito maiores que nós cobramos deles. Nós não estávamos cobrando praticamente nada”, afirmou o presidente dos Estados Unidos.

Na sequência, Trump entra no assunto leis do país: “e o Brasil tem algumas leis muito ruins acontecendo. Eles pegaram um presidente e colocaram na prisão, e estão tentando prendê-lo, e acontece que eu o conheço. E eu vou dizer a vocês: eu sou muito bom com as pessoas, e acho que ele é um homem honesto. Isso é uma execução política, o que estão tentando fazer com Bolsonaro. E eu acho isso terrível”.

Donald Trump foi além e disse que os brasileiros tratam mal os americanos: “Eles também nos tratam muito mal como parceiros comerciais, por muitos e muitos anos. Um dos piores países do mundo nesse aspecto, eles cobram altas tarifas e tornam tudo muito difícil. Então, agora, eles estão sendo cobrados com tarifas de 50%, e não estão felizes, mas é assim que as coisas são”, pontuou Trump em sua fala.

A publicação da entrevista de Donald Trump vem após os ataques à Caracas, capital da Venezuela e captura do presidente Nicolás Maduro. Os Estados Unidos acusam Maduro de chefia o quartel de Los Soles e promover tráfico de drogas no país norte-americanos.

Com informações do portal CNN