Condenação de Zambelli pelo STF por perseguir homem, armada, não cabe recurso

Conforme a justiça, a pena já pode ser executada

Publicado em 30 de outubro de 2025 às 13:10

(Deputada federal do PL Carla Zambelli)
(Deputada federal do PL Carla Zambelli) Crédito: Lula Marques/Agência Brasil

A deputada federal do PL Carla Zambelli, que está presa na Itália, a sua defesa não poderá mais recorrer da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que condenou a parlamentar em 5 anos e 3 meses de prisão por apontar uma arma em via pública contra um homem em São Paulo. Na ocasião, Zambelli discutiu e perseguiu um apoiador de Lula nas ruas de um bairro nobre de SP.

O Supremo Tribunal Federal (STF) classificou como "trânsito em julgado" a condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que perseguiu armada uma pessoa. Após o processo, em agosto deste ano, o STF emitiu a sentença e condenou Carla Zambelli a cumprir 5 anos e 3 meses de prisão por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.

Após o trânsito em julgado da decisão, a deputada federal não poderá mais recorrer da decisão da Suprema Corte. O STF anunciou que pena por esses crimes já pode ser executada.

Com essa decisão do STF, essa é a segunda condenação de Carla Zambelli. A parlamentar também já foi condenada a uma pena de 10 anos de prisão por invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e alteração de documentos.

Ao saber da condenação, Zambelli fugiu para Itália, onde cumpre prisão e aguarda decisão da Justiça e do governo italianos sobre o pedido de extradição feito pelo Brasil.

O STF já determinou a cassação do mandato da parlamentar, medida que é analisada pela Câmara dos Deputados.

Com informações do G1