Filtros:
Publicado em 22 de agosto de 2024 às 11:00

Seminário visando à COP-30 será realizado nesta quinta, 22, na Alepa

  • Link copiado
Viu algum erro?

Promovido pela presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa, deputada Lívia Duarte (PSOL), será realizado nesta quinta-feira, 22, o seminário “Cultura amazônica no centro do mundo, rumo à COP 30”. O evento será às 15h, na Sala Multiuso, na Alepa, reunindo fazedores de cultura, especialistas e representantes de instituições e comunidades para dialogar sobre a valorização da riqueza cultural amazônica em um contexto global que destaque o seu papel fundamental sobre a sustentabilidade e a preservação ambiental.

Publicado em 13 de setembro de 2025 às 18:01

Leia sobre Círio, subsídio para hospedagem na COP-30, ar-condicionado nas salas de aula e Pix nos ônibus

  • Link copiado
Viu algum erro?

Fique por dentro do que acontece. Clique para ler as notas da coluna mais relevante da imprensa paraense e fique atualizado. Sempre nos finais de semana, você encontrará notícias sobre os bastidores da política, economia e também sobre o que está acontecendo em Belém.

Projeto autoriza crédito de R$ 70 milhões para publicidade na COP-30

As Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) e de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJRF) da Assembleia Legislativa aprovaram projeto do Poder Executivo que autoriza a abertura de crédito suplementar para despesas com as áreas de publicidade e comunicação pública da 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP30). A reunião foi coordenada pelo deputado Fábio Figueira (PSB).

O projeto autoriza a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) a receber um crédito suplementar no valor de até R$ 70 milhões, com recursos provenientes do excesso de arrecadação do Estado que serão remanejados para as áreas de publicidade e comunicação com base no que estabelece a Lei Federal nº 4.320/1964. A proposta segue agora para apreciação do plenário.

Subsídio para hospedagem permitirá presença de países pobres na COP-30

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou o subsídio a hospedagens
Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou o subsídio a hospedagens Crédito: Divulgação

Em coletiva de imprensa on-line para jornalistas estrangeiros, nesta semana, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que o governo federal e o governo do Estado do Pará irão subsidiar hospedagens para delegações de países com dificuldades econômicas para que possam participar da COP-30, em Belém, em novembro.

“Estamos trabalhando muito fortemente com os mecanismos legais de que dispomos para que os preços que vêm sendo praticados sejam feitos dentro daquilo que são as regras aceitáveis”, disse a ministra, ressaltando que a COP 30 precisa ser inclusiva, por isso a escolha de Belém, para que os povos da floresta, “mais afetados pela crise do clima, sejam acolhidos nos debates da conferência”.

Cardápios reúnem alimentos com insumos da floresta amazônica

Agora ficou mais fácil descobrir e onde provar alimentos preparados com insumos da floresta amazônica, em tempos de pré-COP-30. A Associação dos Negócios de Sociobioeconomia da Amazônia (Assobio) lançou uma landing page intitulada “Aqui tem Bioeconomia”, que reúne estabelecimentos que incorporam produtos da sociobioeconomia amazônica em seus cardápios e contribuem para a preservação ambiental e geração de renda local. (aquitembioeconomia.assobio.org/pt)

Ar-condicionado nas salas de aula de Belém. Ufa!

A Prefeitura de Belém deverá instalar até o fim deste ano sistemas de energia solar em todas as 85 unidades da rede municipal de ensino. O objetivo, obviamente, é economizar recursos para viabilizar outro projeto ainda maior para beneficiar professores e alunos, que é a climatização das salas de aula e dos demais espaços escolares.

Finalmente – e depois de longos e sofridos anos – o Poder Público percebeu o sofrimento causado pelo clima da região, especialmente para os alunos do turno da tarde. Antes tarde, do que nunca...

Dom Carlos Verzeletti continuará morando em Castanhal

Dom Carlos Verzeletti é muito querido em Castanhal
Dom Carlos Verzeletti é muito querido em Castanhal Crédito: Divulgação

O bispo de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti, que apresentou nesta semana sua carta-renúncia à Nunciatura Apostólica, deverá ficar morando na Cidade Modelo como Bispo Emérito, tal qual aconteceu com Dom Alberto Taveira, em Belém. O bispo é muito querido em Castanhal, onde há muitos anos fincou raízes.

Investimentos na Arquidiocese de Belém

Mesmo sendo bispo de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti foi de longe o maior investidor da Arquidiocese de Belém, responsável pela canalização dos recursos para grandes obras e templos católicos. Filho de família humilde nascido em Trenzano, no norte da Itália, o prelado tem uma rede de amigos generosos.

Atrações culturais na recepção para o Sairé, em Santarém

Sairé é símbolo da riqueza cultural de Santarém
Sairé é símbolo da riqueza cultural de Santarém Crédito: Divulgação

A Festa do Sairé de 2026, em Alter do Chão, Santarém, acontecerá entre os dias 18 e 22 de setembro agora. E já de olho na data e para oferecer um receptivo aos turistas, os passageiros que desembarcarem no Aeroporto Maestro Wilson Fonseca serão recebidos com festa, incluindo apresentações culturais e números de dança, como o carimbó.

O Sairé é um dos maiores símbolos culturais e religiosos de Santarém, por isso o Aeroporto será enfeitado com arcos, fitas coloridas e réplicas dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa, ícones do festival, para receber os visitantes. A recepção especial acontecerá na segunda-feira (15), às 13h30, acompanhando a chegada de um voo específico, e nos dias 16, às 14h15, e 17, às 13h30.

Iniciada votação para escolha das Empresas do Ano do Setor Mineral

A Brasil Mineral anunciou que está sendo iniciado o processo de eleição das Empresas do Ano do Setor Mineral, em que o público escolhe as melhores empresas em cada categoria, a partir de uma lista com as empresas mais indicadas pelo Conselho Consultivo da publicação, formado por especialistas do setor.

A premiação, que é realizada anualmente, reconhece duas empresas (uma de grande porte e outra de médio/pequeno porte), em quatro categorias: 1) ESG (Ambiental, Social e Governança); 2) Crescimento; 3) Inovação e Tecnologia; e 4)Pesquisa e prospecção mineral, a partir da lista elaborada pelos conselheiros.

Samba no Mercado Municipal

O tradicional Samba da Feira, projeto desenvolvido em várias capitais, também acontece em Belém e agora deve ser instalado no distrito de Mosqueiro. A primeira apresentação aconteceu na primeira sexta-feira do mês, no Mercado Municipal da Vila, com várias apresentações de músicos, comandados pelo mestre violonista Cicinho e com a participação do músico Rubão, que comandaram a roda de samba.

A ideia agora é tornar o projeto fixo, todos os meses, com apoio logístico da Prefeitura de Belém e patrocínio de empresas locais. O tema ainda será objeto de uma reunião entre as partes, com a participação da Associação Comercial de Mosqueiro (ACM), para discutir a continuidade do projeto, que também deverá abrir espaço para mostras culturais e exposições artísticas no local.

Procissão do Círio de Nazaré, em Brasília, será neste domingo

Círio de Nossa Senhora de Nazaré já virou tradição na capital federal
Círio de Nossa Senhora de Nazaré já virou tradição na capital federal Crédito: Divulgação

A tradicional procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Brasília, ocorre neste domingo (14), reunindo centenas de fiéis residentes na capital federal. No sábado (13), haverá a Procissão Náutica, no Lago Paranoá, seguida de Passeio Motociclístico até a paróquia, onde se encontra uma Exposição dos Mantos da Santa. A programação segue com missa, quermesse e show musical evangelizador.

No domingo pela manhã, a programação é aberta com missa e à tarde haverá apresentação de grupo de carimbó, seguida de nova Missa Festiva em ação de graças a Nossa Senhora de Nazaré. E finalmente, a partir das 18h, será realizada a grande procissão do Círio de Nazaré.

Alepa autoriza pagamento de passagem de ônibus com Pix

Deputado Lu Ogawa é autor do projeto que permite o pagamento da tarifa de ônibus com Pix
Deputado Lu Ogawa é autor do projeto que permite o pagamento da tarifa de ônibus com Pix Crédito: Balthazar Costa/Alepa

A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, projeto de lei de autoria do deputado Lu Ogawa (PP) que dispõe sobre o pagamento de passagens de ônibus, no sistema de transporte público coletivo, por meio de Pix em todo o Pará, com o objetivo de garantir os direitos dos consumidores e modernizar os serviços visando à COP 30, conferência mundial do clima que será realizada em Belém em novembro.

Segundo o autor do projeto, "o uso de novas tecnologias para tornar a experiência de pagamento mais ágil é benéfico ao consumidor, principalmente em casos específicos como o pagamento de pedágios, estacionamentos e, sobretudo, do transporte público", explicou Lu Ogawa. O projeto segue para sanção do governador Helder Barbalho.

Câmara de Vereadores fará duas sessões por semana em setembro

Neste mês de setembro, excepcionalmente, a Câmara de Vereadores de Belém realizar é duas sessões legislativas ordinárias para votação de projetos, as chamadas sessões deliberativas, ao invés de somente uma, às quartas-feiras, como era de praxe. A sessão extra será todas as terças-feiras, aumentando o volume de trabalho dos vereadores, o que é positivo para a população.

RM INFORMA, a coluna mais relevante da imprensa paraense
RM INFORMA, a coluna mais relevante da imprensa paraense
Publicado em 12 de setembro de 2025 às 17:03

Prêmio Sebrae de Jornalismo será entregue aos vencedores no dia 23

  • Link copiado
Viu algum erro?

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA) irá homenagear os vendedores da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo. A solenidade está marcada para o dia 23 de setembro, a partir das 19h, na Cervejaria Cabôca (Av. Castilhos França, 550). Na ocasião, serão conhecidos os vencedores por categoria. O Prêmio Sebrae de Jornalismo já se tornou tradição e representa o reconhecimento para o trabalho desenvolvido pelos veículos e profissionais de comunicação que atuam no Pará.

Publicado em 12 de setembro de 2025 às 15:48

Safra de grãos do Pará tem aumento de 13,5% na safra 2024/25, aponta a Conab

  • Link copiado
Viu algum erro?
Pará registra aumento na safra de grãos, com destaque para a soja
Pará registra aumento na safra de grãos, com destaque para a soja Crédito: Agência Brasil

O Estado do Pará teve aumento de 13,5% na produção de grãos na safra 2024/2025, em comparação com o período 23/24, totalizando 7 milhões de toneladas de grãos, conforme revelou o 12º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, divulgado nesta quinta-feira (11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A produção de soja, grão mais produzido no Pará, apresentou crescimento de 9,9% na safra 24/25, um salto de 4,09 milhões de toneladas para 4,49 milhões de toneladas. Em seguida aparece o milho, cuja produção subiu de 1,75 milhão de toneladas em 23/24 para 2,15 milhões em 24/25, crescimento de 22,4%. A área produtiva paraense passou de 1,89 milhão de hectares na safra 23/24 para 2 milhões na safra 24/25, o que representa um aumento de de 6,7%.

Publicado em 11 de setembro de 2025 às 17:27

Atentados terroristas da Al Qaeda nos Estados Unidos completam 24 anos

  • Link copiado
Viu algum erro?

Nesta quinta-feira, 11 de setembro, faz 24 anos que os ataques terroristas da Al Qaeda mataram cerca de três mil pessoas nos Estados Unidos, com ataques em Nova York, Washington e na Pensilvânia. Aquele 11 de setembro de 2001 entrou para a história como um alerta de que o mundo deve trabalhar em defesa da paz.

Naquele dia, sob o comando de Osama bin Laden, 19 homens da organização terrorista sequestraram quatro aviões comerciais americanos que se dirigiram aos três destinos na costa oeste do país. Os primeiros ataques foram feitos no World Trade Center, complexo de edifícios na parte baixa de Manhattan, em Nova York, quando o voo 11 da American Airlines e o voo 175 da United Airlines colidiram intencionalmente com as "Torres Gêmeas" (arranha-céus Norte e Sul do local), matando 2.753 pessoas.

Bombeiros, policiais municipais e oficiais de Autoridade Portuária também estavam entre as vítimas da ofensiva terrorista.

Publicado em 11 de setembro de 2025 às 17:08

Código de Defesa do Consumidor completa 35 anos de existência no Brasil

  • Link copiado
Viu algum erro?
Código de Defesa do Consumidor é arma em defesa da maioria da população
Código de Defesa do Consumidor é arma em defesa da maioria da população Crédito: Divulgação

Instituído pela Lei n° 8.078/1990, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) completa 35 anos de aprovação nesta quinta-feira (11). O CDC é referência fundamental na relação entre fornecedores e clientes, criando orientações e garantias que promovem transparência, qualidade e segurança na prestação de serviços aos consumidores. A lei garante a proteção aos direitos do consumidor , mesmo diante das mudanças nas relações de compra que ocorreram nesses 35 anos, como o e-commerce, por exemplo.

Publicado em 11 de setembro de 2025 às 10:52

Turismo nacional cresce 6,9% no 1º semestre e fatura R$ 108 bilhões

  • Link copiado
Viu algum erro?
O ministro do Turismo, Celso Sabino.
O ministro do Turismo, Celso Sabino. Crédito: Reprodução; Redes Sociais

O setor de turismo brasileiro, comandado pelo ministro Celso Sabino, bateu recorde e faturou R$ 108 bilhões no primeiro semestre de 2025, registrando crescimento de 6,9% em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento foi feito pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O avanço representa um incremento de R$ 7 bilhões no setor.

Segundo a Fecomercio-SP, o mercado de trabalho aquecido, a inflação em patamares mais baixos e a queda no preço médio das passagens aéreas devem sustentar o bom desempenho das atividades turísticas no segundo semestre — especialmente no segmento de lazer.

Publicado em 10 de setembro de 2025 às 18:31

Novo diretor da ANM, José Fernando Gomes será homenageado em cerimônia do MME

  • Link copiado
Viu algum erro?
José Fernando Gomes .  
José Fernando Gomes .   Crédito: Divulgação/Cosanpa

O Ministério de Minas e Energia vai realizar na manhã da próxima terça-feira (16) a solenidade de posse do ex-presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), José Fernando Gomes, que agora assume o cargo de novo diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM).

A cerimônia vai ocorrer no Observatório Nacional da Transição Energética, sede do Ministério de Minas e Energia, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília(DF). Aprovado pelo Senado em agosto, Gomes exercerá mandato até dezembro de 2028.

Além do paraense, também serão homenageados os novos diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Willamy Frota e Gentil Nogueira.

Publicado em 10 de setembro de 2025 às 15:35

Brasília se prepara para celebrar o 52º Círio de Nossa Senhora de Nazaré

  • Link copiado
Viu algum erro?
Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré viaja pelo Brasil em julho -
Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré viaja pelo Brasil em julho - Crédito: Igor Cordeiro/Ascom GNSN

A capital federal está se preparando para celebrar, entre os dias 11 e 14 de setembro, a 52ª edição do Círio de Nazaré, que se tornou uma das maiores manifestações de fé e cultura do Distrito Federal. A tradição começou em 1974, com a participação de paraenses que decidiram recriar, na capital federal, a procissão de Nossa Senhora de Nazaré. Desde então, o Círio de Brasília cresceu e se consolidou como patrimônio cultural, turístico e religioso da cidade, reunindo milhares de devotos do Plano Piloto e das Regiões Administrativas.

Neste ano, o tema da festividade é “Bem-aventurada Virgem Maria, porta do céu”, com programação que inclui rituais religiosos, manifestações culturais e a tradicional gastronomia paraense. A celebração ocorrerá na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no Lago Sul.

Publicado em 10 de setembro de 2025 às 12:38

Jornada COP+ promove debates sobre economia circular na Fiepa

  • Link copiado
Viu algum erro?

Promovido pela Jornada COP+, iniciativa da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), será realizado, na quinta-feira (18), o seminário “Economia Circular e Indústria: Construindo um Futuro Sustentável”, um espaço dedicado ao debate e à troca de experiências sobre os possíveis caminhos para alinhar desenvolvimento econômico, inovação e preservação ambiental na Amazônia.

O evento tem parceria do Instituto Rever e será realizado na sede da federação, em Belém. Durante a programação, também será assinada a Carta de Criação da Aliança pelo Governo Circular do Pará, reforçando o compromisso institucional com práticas sustentáveis e circulares na região. As inscrições estão disponíveis no site da Fiepa.

Publicado em 9 de setembro de 2025 às 07:32

EY House promoverá discussões sobre sustentabilidade visando à COP-30

  • Link copiado
Viu algum erro?

A EY, uma das maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo, inaugura em Belém a EY House, um espaço concebido para ser ponto de encontro de lideranças de diferentes setores em busca por soluções climáticas. O objetivo é promove a discussão sobre a implementação da agenda climática. A programação do espaço acontecerá antes e durante a COP-30, com temas como transição energética, indústria e transporte, biodiversidade, agricultura e sistemas alimentares, entre outros.

O evento de lançamento acontecerá no dia 15 de setembro, na EY House, localizada na Praça Waldemar Henrique, s/n - Reduto.

Publicado em 9 de setembro de 2025 às 07:30

Prefeitura tem até dia 25 para retirar veículos de tração animal das ruas

  • Link copiado
Viu algum erro?

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA) quer que o prefeito Igor Normando adote providências para a retirada definitiva de veículos de tração animal das ruas da capital e deu prazo para até o dia 25 de setembro. O ofício enviado ao prefeito solicitando providências é assinado pela Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-PA e pela 2ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual.

Publicado em 8 de setembro de 2025 às 19:25

Pará participa de encontro sobre ciência, segurança e futuro global em Portugal

  • Link copiado
Viu algum erro?
Presidente da Fapespa, Marcel Botelho
Presidente da Fapespa, Marcel Botelho Crédito: Divulgação

O Pará está participando da 34ª edição do “Encontro de Prospetiva da Arrábida: quatro dias de debate sobre ciência, segurança e futuro global”, que está sendo realizado até o dia 11 de setembro, no Convento da Arrábida, em Portugal. O evento reúne investigadores, dirigentes e especialistas que discutem o papel do conhecimento num mundo marcado por incertezas, pela polarização e por novos desafios sociais, tecnológicos e ambientais.

O Estado está sendo representado no evento pela Fundação Amazonia de Amparo a Estudos e Pesquisa (Fapespa), por intermédio do seu presidente, Marcel Botelho, que irá apresentar os avanços científicos do Pará no debate sobre florestas, ecossistemas rurais e zonas costeiras.

Publicado em 8 de setembro de 2025 às 13:40

Etanol sustentável será tema de debates com vista à COP-30

  • Link copiado
Viu algum erro?

Estratégias para a produção sustentável de etanol será o tema do encontro “Etanol & COP30”, que ocorrerá em Belém no dia 3 de outubro, na sede da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), promovido pela Bioenergia Brasil, Sindicanálcool Bioenergia, Fiepa e Jornada COP.

O evento reunirá entidades que representam mais de 350 agroindústrias, uma oportunidade para o setor apresentar suas contribuições à descarbonização. Ao final, será apresentada a Carta Compromisso do Setor de Etanol. A programação será transmitida pelo Canal da Indústria no YouTube.

Publicado em 6 de setembro de 2025 às 17:35

Leia sobre desmatamento na Amazônia, reclamação de coleta de lixo e emancipações de distritos

  • Link copiado
Viu algum erro?

Fique por dentro do que acontece. Clique para ler as notas da coluna mais relevante da imprensa paraense e fique atualizado. Sempre nos finais de semana, você encontrará notícias sobre os bastidores da política, economia e também sobre o que está acontecendo em Belém.

Desmatamento reduz chuvas em 74% e aumenta em 16% a temperatura na Amazônia

Desmatamento provoca impactos no clima
Desmatamento provoca impactos no clima Crédito: Reprodução/thenewscc.com.br/brasil/

O desmatamento da Amazônia brasileira é responsável por cerca de 74,5% da redução de chuvas e por 16,5% do aumento da temperatura do bioma nos meses de seca. Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram quantificar os impactos da perda de vegetação e das mudanças climáticas globais sobre a floresta.

Liderado por cientistas da Universidade de São Paulo (USP), o estudo traz resultados fundamentais para orientar estratégias eficazes de mitigação e adaptação, temas-alvo da Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP30, em Belém. Os resultados do trabalho estão publicados na última edição da Nature Communications e são destaque na capa da revista. O assunto também é destaque no informativo da Fadesp.

COP-30 pode passar do plano das negociações para ações efetivas

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30) pode passar do plano das negociações formais para ações efetivas, com protagonismo dos países em desenvolvimento. A avaliação é da coordenadora do Conselho Científico do evento, Thelma Krug. A pesquisadora aposentada do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) – vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) de 2015 a 2022 – vê na realização do evento, em novembro próximo, em Belém, uma oportunidade de mostrar ao mundo a importância da Amazônia.

Esta, segundo ela, seria a chance de o Brasil se consolidar como um ator central nas negociações climáticas globais.

Pesquisa internacional foca no carbono e queimadas na Amazônia

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, recebeu equipamentos que serão utilizados no monitoramento de emissões de queimadas na Amazônia. Ao todo, são mais de três toneladas, avaliadas em cerca de 30 milhões de reais. Os equipamentos fazem parte do projeto CarbonARA-Brazil, iniciativa científica internacional coordenada pelo King’s College London, com financiamento da Agência Espacial Europeia (ESA).

Com duração prevista de dois anos, o projeto é formado por um consórcio de instituições, nacionais e internacionais, que tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre os fluxos de carbono, os impactos das queimadas e o papel da Amazônia no balanço climático global.

Coronel Dilson Jr. vai administrar a Cosanpa. Águas do Pará já está operando.

Coronel da PM Dilson Júnior
Coronel da PM Dilson Júnior Crédito: Divulgação

O coronel Dilson Jr., que deixa o comando da Polícia Militar, substituído pelo coronel Sérgio Neves, vai agora administrar a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), que continua responsável pela produção de água. A empresa Águas do Pará, por sua vez, já está operando desde o início da semana, responsável pelos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto em 99 municípios do Pará.

Cesta básica tem queda de preços em Belém

Cesta básica de Belém apresenta recuo
Cesta básica de Belém apresenta recuo Crédito: Divulgação

O preço da cesta básica, em Belém, sofreu redução de 1,28% em agosto, custando R$ 687,30. O levantamento, feito entre julho e agosto, aponta que os preços médios de nove dos 12 produtos da cesta básica da capital paraense tiveram queda: tomate (-3,13%), café em pó (-2,52%), banana (-1,95%), açúcar cristal (-1,81%), arroz agulhinha (-1,62%), farinha de mandioca (-1,50%), carne bovina de primeira (-1,17%), feijão (-1,10%), e manteiga (-0,11%). Mas outros dois itens apresentaram elevação: leite integral (0,49%) e óleo de soja (0,24%). Já o preço do pão francês se manteve estável.

Novo Arcebispo não gosta de presentes, dizem

Dom Júlio Akamine, novo Arcebispo Metropolitano
Dom Júlio Akamine, novo Arcebispo Metropolitano Crédito: Divulgação

Dizem os mais próximos que o novo Arcebispo de Belém, Dom Júlio Akamine, não gosta de receber presentes. Dessa forma, afirmam, ele se sente livre de cobranças típicas do chamado “toma lá, dá cá”.

Serviço ajuda população sobre coleta irregular de lixo

Um serviço disponibilizado pela Câmara de Vereadores de Belém vai ajudar a população que sofre com a coleta irregular de lixo em determinados locais. Para ajudar o contribuinte, o Legislativo municipal disponibiliza um formulário on-line para ser preenchido com as informações sobre a denúncia, caso o lixo não esteja sendo recolhido ou caso haja acúmulo irregular de resíduos.

CPI

Vale lembrar que a Câmara instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), presidida pelo vereador Felipe Vinagre (União Brasil), tendo como vice-presidente o vereador Zezinho Lima (PL) e como relator o vereador Jorge Vaz (PRD), com o objetivo de investigar possíveis irregularidades no contrato entre a Prefeitura de Belém e a empresa Ciclus Amazônia S.A., responsável pela coleta e destinação dos resíduos sólidos em Belém.

Obra de Manoel Cordeiro é declarada Patrimônio Cultural e Imaterial

Músico Manoel Cordeiro: reconhecimento
Músico Manoel Cordeiro: reconhecimento Crédito: Agência Pará

Os artistas paraenses, especialmente da música local, têm ganhado reconhecimento pelo conjunto de sua obra, como foi o caso dos mestres Damasceno e Curica. Agora é a vez do compositor Manoel Cordeiro, que tem uma extensa contribuição cultural à música paraense. Nesta semana, a Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, projeto de lei que declara a sua obra musical como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado. A proposta foi apresentada pela deputada Livia Duarte (PSOL).

Natural de Ponta de Pedras, no Marajó, Cordeiro é compositor, arranjador e produtor musical, considerado um dos mestres da guitarrada e da música amazônica.

Corveta “Solimões” recebe público em comemoração à Independência

Público pode conhecer as dependências do navio
Público pode conhecer as dependências do navio Crédito: Divulgação

O Espaço Memória Corveta “Solimões” recebe visitação pública, das 9h às 16h, neste sábado (6) e domingo (7) de setembro, na Escadinha da Estação das Docas, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. Os visitantes poderão conhecer compartimentos do navio. O Espaço Memória representa uma ferramenta de disseminação da vida marítima, demonstrando as atividades da Marinha. Esta será a primeira programação aberta ao público desde o início da manutenção do navio, iniciada há seis anos.

Cerca de 70 distritos do Pará buscam emancipação política

Deputado estadual Fábio Freitas
Deputado estadual Fábio Freitas Crédito: Alepa

O deputado Fábio Freitas (Republicanos) vem apoiando projetos que visam à emancipação política de distritos no Pará. Nesta semana, por sua iniciativa, foi realizada na Assembleia Legislativa uma sessão especial que debateu o tema, com a participação também do deputado Iran Lima (MDB) e de lideranças que a atuam na defesa da emancipação de suas localidades. Segundo o deputado Fábio Freitas, cerca de 70 distritos no Pará buscam a emancipação política.

Mosqueiro

Lideranças do distrito de Mosqueiro, a 70km de Belém, chegaram a contactar o deputado Fábio Freitas, também com proposta de emancipação, mas ainda precisam trabalhar apoio de segmentos da própria ilha, que, segundo eles, continua abandonada pela Prefeitura de Belém, mesmo com a proximidade da COP-30 e sendo a ilha uma reserva ambiental com praias paradisíacas.

Sistema cooperativista entrega propostas ao senador Zequinha Marinho

Senador Zequinha Marinho
Senador Zequinha Marinho Crédito: Waldemar Barreto/Ag. Senado

A superintendente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), Tania Zanella, se reuniu nesta semana com o senador Zequinha Marinho para entregar as propostas do setor cooperativista de crédito aos Fundos Constitucionais. A agenda integrou o novo ciclo de articulação do Sistema OCB junto à Frencoop para defesa dos pleitos do cooperativismo de crédito em relação a esses instrumentos financeiros.

Projeto de mineração estoura orçamento
Projeto de mineração estoura orçamento
Desmatamento provoca impactos no clima
Desmatamento provoca impactos no clima Crédito: Reprodução/thenewscc.com.br/brasil/
Publicado em 6 de setembro de 2025 às 12:15

Grupo Milano expande e se consolida no mercado local

  • Link copiado
Viu algum erro?

Os irmãos Mauro e Marcelo Rodrigues seguem firmes na expansão da Milano. Com sete anos de história, o grupo anuncia que abrirá a sua 5ª unidade, consolidando a Milano como um dos maiores nomes do setor de materiais de construção. A novidade está no conceito da nova loja: um espaço pensado para o público premium sob o comando de Lays Rodrigues.

Publicado em 5 de setembro de 2025 às 14:48

TJPA vai promover Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde

  • Link copiado
Viu algum erro?

O Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus) Itinerante estará em Belém, nos dias 11 e 12 de setembro. A programação será realizada na Escola Judicial do Pará (EJPA), incluindo palestras, painéis e oficinas. Com o tema Fonajus Itinerante na COP30, o evento tem como objetivo de discutir políticas judiciárias de saúde e promover capacitação por todo o País.

Para as palestras e painéis, que serão realizadas das 8h30 às 12h30, no dia 12 de setembro, com transmissão on-line para todas as Comarcas, foram destinadas 230 vagas. As inscrições podem ser feitas neste link.

Publicado em 5 de setembro de 2025 às 14:33

Belém será sede de encontro da Aliança Brasileira de Advocacia Empresarial

  • Link copiado
Viu algum erro?
Alex Carvalho, Elizabeth Grunvald e Francisco Victer serão palestrantes
Alex Carvalho, Elizabeth Grunvald e Francisco Victer serão palestrantes Crédito: Divulgação

O Radisson Hotel Belém será palco do LVI Encontro da Aliança Brasileira de Advocacia Empresarial – ALBRAE, que será realizado nos dias 11 e 12 de setembro, em parceria com o escritório Abdulmassih Advogados. A programação começa no dia 11, com palestra exclusiva para associados, conduzida por Francisco Victer.

Advogados Chedid e Georges Abdulmassih, anfitriões da ALBRAE no Pará
Advogados Chedid e Georges Abdulmassih, anfitriões da ALBRAE no Pará Crédito: Divulgação

Já no dia 12, o encontro será aberto ao público com as participações de Elizabeth Grunvald, presidente da Associação Comercial do Pará, e Alex Carvalho, presidente da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa). O evento reunirá lideranças jurídicas, políticas e empresariais, que irão debater sobre oportunidades e caminhos para o desenvolvimento do setor produtivo no Pará.

Publicado em 4 de setembro de 2025 às 14:27

Setembro Azul alerta sobre riscos de perda auditiva e falta de diagnóstico

  • Link copiado
Viu algum erro?
Perda auditiva atinge milhões de brasileiros
Perda auditiva atinge milhões de brasileiros Crédito: Ilustração

O Setembro Azul, mês da visibilidade da comunidade surda e da saúde auditiva, traz à tona uma realidade preocupante: a perda de audição pode demorar até sete anos para ser diagnosticada e tratada. Segundo dados do Instituto Locomotiva, mais de 10,7 milhões de brasileiros têm algum grau de deficiência auditiva — e a grande maioria sequer utiliza aparelhos para correção.

Segundo levantamento da Semana da Acessibilidade Surda, 87% dos brasileiros com deficiência auditiva não utilizam aparelhos auditivos — muitas vezes por custo, estigma ou falta de diagnóstico. Ainda segundo a pesquisa, 57% das pessoas com deficiência auditiva têm mais de 60 anos, o que mostra a forte relação entre o envelhecimento e a perda auditiva.

Publicado em 4 de setembro de 2025 às 13:58

TRE vai promover Fórum Nacional em Belém

  • Link copiado
Viu algum erro?
Ministra Cármen Lúcia fará a palestra de abertura do evento, em Belém
Ministra Cármen Lúcia fará a palestra de abertura do evento, em Belém Crédito: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) vai promover o Fórum Nacional “Verdemocracia”, que ocorrerá de 15 a 17 de setembro, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém, com a presença de ministros dos tribunais superiores, inclusive da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, que fará a conferência de abertura do evento.

Também vão participar do evento magistrados, servidores, estudiosos e representantes da sociedade civil. O Fórum propõe um diálogo essencial visando garantir o direito ao voto com segurança, inclusão e acessibilidade em um país de dimensões continentais, atravessado por emergências climáticas.