Agricultura familiar de Carajás é destaque de evento em Parauapebas

Ação é promovida pelo Sebrae e a Vale, no intuito de fortalecer os pequenos produtores rurais da região, com capacitações e comercialização de produtos.

Publicado em 29 de abril de 2025 às 20:05

(O objetivo é abrir novos mercados e dar maior visibilidade à produção agrícola da região.)
(O objetivo é abrir novos mercados e dar maior visibilidade à produção agrícola da região.) Crédito: Divulgação

O Sebrae no Pará e a Vale promovem, nesta quarta-feira (30), o evento "Conexões com Agricultura Familiar", com capacitações para pequenos produtores rurais, rodada de negócios e comercialização de produtos da região de Carajás. O evento ocorre no horário das 9h às 17h, no Atrium Hotel, em Parauapebas.

Cerca de 40 agricultores irão expor e comercializar produtos como mel, doces, alface, pimenta, entre outros. O objetivo é abrir novos mercados e dar maior visibilidade à produção agrícola da região. “A agricultura familiar é essencial para o abastecimento de alimentos e o desenvolvimento econômico da região Carajás. Este evento visa criar um ambiente propício para negócios, consolidar parcerias duradouras e fortalecer a sustentabilidade da cadeia produtiva”, explica a gerente regional do Sebrae, Ana Suzi Rêgo.

Com essa ação, os organizadores buscam promover a troca de experiências entre pequenos produtores da agricultura familiar e potenciais compradores. E, também, estimular a adoção de novas tecnologias e inovações no setor, além de fortalecer a cadeia produtiva por meio de capacitação e parcerias estratégicas.

Nessa 1ª edição, a exposição destaca o empreendedorismo social da região, com projetos que contam com o apoio da Vale. "Nosso investimento estratégico visa fortalecer iniciativas comunitárias, explorando a vocação e o potencial de crescimento da região. Acreditamos que eventos como este desempenham um papel fundamental ao criar pontes entre a produção local de excelência e a demanda existente, promovendo a valorização dos produtos regionais e a geração de oportunidades de trabalho e renda", diz a gerente de Relações com Comunidades da Vale, Andreia Andrade.