Comunicadora indígena incentiva conquista de gringos na COP30

Afro-indígena paraense compartilha nas redes como conquistar estrangeiros durante a Conferência do Clima

Publicado em 10 de novembro de 2025 às 21:02

Alice celebra a cultura local de Belém -
Alice celebra a cultura local de Belém - Crédito: Reprodução/Instagram

Durante a COP30, realizada em Belém, uma comunicadora afro-indígena chamou atenção nas redes sociais ao compartilhar de forma bem-humorada e afirmativa como as mulheres paraenses devem conquistar turistas internacionais: "charcuda, te lança".

Alice Hermosa viralizou ao relatar sua própria experiência: "Eu achei o meu gostoso no Tinder aqui em Belém! Vamo agilizar esse passaporte, mana!", escreveu ela em postagem que celebra a cultura local.

Em um vídeo que circulou amplamente, Alice abordou a presença de estrangeiros na cidade durante o evento ambiental e criticou o chamado “vira-latismo” brasileiro, a tendência de menosprezar a própria cultura em comparação a outros países.

"Nós somos nortistas, nós amamos a nossa terra. Então, se a gente mora numa grande periferia, leva o gringo para tomar um açaí numa periferia, leva ele para tomar uma cerveja lá no Palácio dos Bares, leva ele para tomar um bolo de água barrenta de um igarapé perto da tua casa, porque doca, todo mundo tem acesso", disse.

Ela também incentivou outras mulheres a se apropriarem de seus espaços e da cultura regional, ressaltando que a experiência não precisa ser sofisticada para ser autêntica. "Quem está disposto, está disposto, e quem tem que estar falando português são eles porque eles estão no nosso país", afirmou Alice.