Em Nova York, Lula exalta culinária paraense e promete boa recepção na COP30

Durante agenda oficial nos Estados Unidos, presidente afirmou que visitantes da conferência do clima em Belém serão “bem recebidos e muito bem alimentados”.

Publicado em 25 de setembro de 2025 às 20:17

Presidente Lula em Assembleia da ONU -
Presidente Lula em Assembleia da ONU - Crédito: Ricardo Stuckert/PR

Durante sua estadia em Nova York para agenda oficial da ONU, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a riqueza da culinária paraense em um momento descontraído, mas com um claro recado institucional.

Segundo ele, os participantes da COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que ocorrerá em novembro em Belém, podem esperar não só hospitalidade, mas também uma experiência gastronômica inesquecível.

“Quem vier para a COP30 vai ser bem recebido... e muito bem alimentado”, disse Lula, com bom humor. E foi além: afirmou que não há culinária mais rica do que a paraense, abrindo espaço para debates, ou paixões, em torno das tradições culinárias brasileiras.

A declaração foi dada durante compromissos oficiais nos Estados Unidos, onde o presidente participa da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas. A COP30, marcada para ocorrer no Brasil, é vista como uma oportunidade estratégica para o país demonstrar seu papel no enfrentamento das mudanças climáticas, especialmente com o protagonismo da Amazônia no debate ambiental.