Fintechs serão enquadradas como instituições financeiras; diz Haddad

Operações da Polícia e da Receita Federal que apontaram o uso de fintechs na lavagem de dinheiro do crime organizado.

Publicado em 28 de agosto de 2025 às 18:47

Ministro Fernando Haddad
Ministro Fernando Haddad Crédito: Diogo Zacarias - MF

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta- feira (28) que a partir de amanhã , as fintechs serão obrigadas a cumprir as mesmas exigências dos grandes bancos.

Haddad falou a jornalistas no Ministério da Justiça após a coletiva sobre operações da Polícia e da Receita Federal que apontaram o uso de fintechs na lavagem de dinheiro do crime organizado.

“As fintechs, a partir de amanhã, terão que cumprir rigorosamente as mesmas obrigações que os grandes bancos”, disse Haddad.

A partir dessa norma, as fintechs terão de prestar os mesmos esclarecimentos sobre movimentações financeiras que os grandes bancos. A ideia é que isso permita destrinchar esquemas de lavagem de dinheiro com mais facilidade.

Apesar de ser de responsabilidade do Banco Central autorizar o funcionamento das fintechs, o papel da Receita Federal é a fiscalização tributária, disse Haddad. “Ao realizar esse trabalho, o órgão acaba descobrindo os esquemas fraudulentos e pode informar a Polícia Federal para iniciar as investigações”, declarou.