Copa América Feminina 2025 começa nesta sexta-feira (11); Brasil estreia domingo (13)

Torneio dá vaga para as Olimpíadas; veja como funciona a competição

Publicado em 11 de julho de 2025 às 14:16

Brasil entra em campo no domingo contra a Venezuela, na estreia
Brasil entra em campo no domingo contra a Venezuela, na estreia Crédito: Fotos: Lívia Villas Boas/CBF

A décima edição da Copa América Feminina começa nesta sexta-feira (11), no Equador, com as donas da casa enfrentando o Uruguai, em Quito, abrindo oficialmente o torneio. Já a Seleção Brasileira estreia no domingo (13), diante da Venezuela, às 21h (de Brasília).

Formato

O campeonato sul-americano, disputado desde 1991, reúne dez seleções divididas em dois grupos de cinco equipes. Cada equipe folga em uma das rodadas. Ao fim da fase de grupos, as duas melhores de cada chave avançam para as semifinais, marcadas para os dias 28 e 29 de julho.

Já as seleções que ficarem em terceiro nos grupos disputam o quinto lugar também no dia 28. A final está programada para 2 de agosto, enquanto a disputa pelo terceiro lugar será no dia anterior.

Favoritismo

O Brasil chega como franco favorito. A seleção é a maior campeã da história da competição, com oito títulos em nove edições — só ficou com o vice em 2006, quando a Argentina levou a taça. A rodada de abertura terá, além do duelo entre Equador e Uruguai nesta sexta, o confronto entre Peru e Chile no sábado (12), às 21h. No domingo, além do jogo do Brasil, Bolívia e Paraguai medem forças às 18h.

Olimpíadas

Esta edição da Copa América Feminina vale vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028: campeão e vice garantem presença. O terceiro, quarto e quinto colocados asseguram classificação para o Pan-Americano de Lima, em 2027. Já para a Copa do Mundo, a Conmebol adotou um novo sistema e realizará eliminatórias próprias, fora da Copa América.