Lula recusa navio da Marinha e se hospeda em iate de luxo, em Belém

O iate está atracado na Base Naval de Val-de-Cans, e os custos da hospedagem serão pagos pela Presidência da República

Publicado em 4 de novembro de 2025 às 07:57

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  Crédito: Ricardo Stuckert - PR 

Faltando uma semana para o início da COP30, em Belém, capital paraense, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Janja, escolheram se hospedar no iate de luxo Iana 3. O líder brasileiro e a primeira-dama ficarão na embarcação durante a Conferência do Clima.

O iate está atracado na Base Naval de Val-de-Cans, e os custos da hospedagem serão pagos pela Presidência da República.

A decisão foi tomada após a equipe de Lula descartar o uso de um navio da Marinha, que havia sido cogitado inicialmente, por não atender às exigências de segurança e conforto da comitiva presidencial. Conforme o Planalto, a Casa Civil buscou uma alternativa mais viável, aquela que garantisse mais segurança, preço e conforto, e não luxo.

A estadia no iate se deu após a equipe de segurança notar a dificuldade do governo em encontrar acomodações adequadas em Belém, pois o evento internacional fez com que os preços cobrados por hotéis e imóveis subissem de forma absurda, o que levou o Planalto a buscar alternativas fora da rede hoteleira tradicional para abrigar o presidente e sua comitiva.

Lula havia afirmado que ficaria hospedado em um barco para mostrar que a COP30 “não seria a COP do luxo”. A escassez de hospedagem em Belém e os altos preços cobrados por hotéis e imóveis para locação levaram o governo a buscar outras opções para acomodar o presidente e sua equipe.

Com informações do portal Pleno News