Cineasta morto em acidente aéreo dirigiu documentário brasileiro indicado ao Emmy

Ferraz assinou a direção da série ‘Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia’

Publicado em 24 de setembro de 2025 às 10:01

(Cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz)
(Cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz) Crédito: Foto: Academia Brasileira de Cinema

Ao fazer o resgate das vítimas do acidente aéreo que matou quatro pessoas no Pantanal de Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (23), o Corpo de Bombeiros identificou entre as vítimas, o cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz. Ele é referência pelo seu vasto trabalho em produções documentais. Ferraz assinou a direção da série Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia, indicada ao Emmy Internacional.

O documentário contou com a produção e patrocínio da Pacha Films para a HBO, que evidenciou o acidente aéreo que vitimou a delegação da Chapecoense em 2016, quando o time iria disputar a final da Copa Sul-Americana. A série ganhou notoriedade e reconhecimento pela profundidade de conteúdo que contou os impactos da tragédia no esporte e na vida das famílias das vítimas.

Além de Dossiê Chapecó, Ferraz assinou a série To Win or To Win, sobre o clube árabe Al Nassr FC, e o documentário Paisagem Concreta, sobre que abordou sobre a vida do arquiteto português Álvaro Siza, exibido em festivais em diferentes países.

Além do cineasta, a queda do monomotor Cessna 175 no Pantanal motogrossense também vitimou o piloto e proprietário do avião, Marcelo Pereira de Barros, o arquiteto de fama mundial Kongjian Yu e Rubens Crispim. As causas do acidente estão sendo apuradas.

Com informações de portal Metrópoles